A respeito do Congresso de Viena (1814-1815), a ordem intern...
A respeito do Congresso de Viena (1814-1815), a ordem internacional por ele estabelecida e eventos correlacionados a esse tema, julgue (C ou E) o item subsequente.
Apesar de comprometido com a preservação de valores
políticos e sociais pré-revolucionários, o Congresso de Viena
não restaurou a ordem internacional vigente antes da
Revolução Francesa; em lugar disso, produziu um novo tipo de
equilíbrio entre os Estados europeus.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O Congresso de Viena (1814-1815) foi um momento crucial na história europeia, onde se buscou reestabelecer a ordem após as convulsões causadas pelas guerras napoleônicas. Embora tivesse como um dos seus principais objetivos a preservação de valores políticos e sociais que predominaram antes da Revolução Francesa, ele não foi simplesmente um retorno ao passado. De fato, o Congresso criou um novo tipo de equilíbrio entre os Estados europeus, que ficou conhecido como Concerto da Europa.
Este novo equilíbrio tinha como característica a criação de uma balança de poder entre as grandes potências da época, a fim de prevenir a hegemonia de uma única nação e evitar conflitos de larga escala. Adotou-se uma política de restauração monárquica, mas com novos contornos geopolíticos que levaram em conta o poder crescente de alguns Estados e as novas realidades territoriais.
Portanto, a afirmativa de que o Congresso de Viena produziu um novo tipo de equilíbrio entre os Estados europeus, em vez de simplesmente restaurar a ordem internacional vigente antes da Revolução Francesa, está correta (C). Esta nova ordem internacional estabelecida pelo Congresso de Viena foi fundamental para a manutenção da paz na Europa durante o século XIX, até a eclosão da Primeira Guerra Mundial.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Certo
O Congresso de Viena ocorreu entre 1814 e 1815 e reorganizou as Europa após as guerras Napoleônicas e foi considerado o tratado mais abrangente do continente até então. O encontro de líderes marcou o estabelecimento de uma nova ordem política, territorial e jurídica para a Europa.
Os trabalhos findaram pouco antes da Batalha de Waterloo, a última campanha de Napoleão, marcando sua derrota. Além de remodelar o mapa europeu, no Congresso de Viena foram tomadas decisões impactaram diretamente no Brasil, como a entrega da Guiana para a França e o decreto de que o modelo de exploração de escravos era incompatível com o mundo atual. O mapa europeu definido no congresso durou até o início da Primeira Guerra Mundial.
As prioridades do Congresso de Viena foram a definição das questões territoriais do pós-guerra, a remodelação dos estados alemães, da Europa Central, a definição de novas fronteiras para a Itália e a transferência do governo central da Escandinávia. Além das questões territoriais, era preciso definir como ficaria o direito dos judeus alemães, a abolição do uso da mão-de-obra escrava e a navegação dos rios europeus.
Fonte: https://www.todamateria.com.br/congresso-de-viena/
No que diz respeito à ordem política, o Congresso de Viena de fato reataurou a ordem que havia antes do início da Revolução Francesa (inclusive restaurando, naquele país, a Monarquia que fora derrubada durante a segunda fase do movimento). Porém, do ponto de vista territorial buscou-se redefinir algumas fronteiras no interior da Europa, visando uma distribuição do poder mais equânime, sobretudo no teritório onde hoje temos a Alemanha, que foi dividido em vários pequenos Estados, numa Confederação liderada, pelo menos durante grande parte do século XVIII, por Prússia e Áustria.
Editado: Não contribuo mais comentando gratuitamente se o site pretende me cobrar para ler.
O Congresso de Viena ocorreu entre 11 de novembro de 1814 e 9 de junho de 1815 e reorganizou a Europa após as guerras napoleônicas.
Além disso, foram tomadas decisões que atingiram o Brasil, como a restauração do absolutismo, a entrega da Guiana para a França e a condenação do tráfico de pessoas escravizadas.
https://www.todamateria.com.br/congresso-de-viena/#:~:text=O%20Congresso%20de%20Viena%20ocorreu,do%20tr%C3%A1fico%20de%20pessoas%20escravizadas.
Não é incorreto afirmar que o Congresso de Viena NÃO restaurou a antiga ordem ?
Exatamente.
A Europa evoluiu, no início do século XIX, de uma sociedade internacional de múltiplas independências com uma hegemonia, o Império Napoleônico, para uma sociedade internacional de múltiplas independências moderadas e administradas por um pool hegemônico de controle político, o Concerto Europeu (Grã-Bretanha, França, Áustria, Prússia e Rússia).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo