Acerca das correntes ideológicas radicais que marcaram o cen...
Acerca das correntes ideológicas radicais que marcaram o cenário político do século XIX, julgue (C ou E) o item a seguir.
O anarquismo do século XIX, que se desenvolveu a partir do
pensamento e da ação de figuras como Pierre-Joseph Proudhon
e Mikhail Aleksandrovitch Bakunin, foi marcado pelo ideal de
supressão do Estado, pela aceitação da violência como tática
política e pela rejeição do antissemitismo.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O item apresentado faz referência ao anarquismo, uma das correntes ideológicas radicais do século XIX. É importante destacar que os anarquistas, representados por figuras centrais como Pierre-Joseph Proudhon e Mikhail Aleksandrovitch Bakunin, de fato tinham como um de seus ideais a supressão do Estado. Isso significa que eles defendiam uma sociedade sem um governo centralizado, onde as pessoas se organizariam de maneira autônoma e horizontal.
Outro ponto mencionado é a aceitação da violência como tática política. É verdade que alguns setores do anarquismo defendiam ações diretas, inclusive violentas, como meio de provocar mudanças sociais. No entanto, nem todos os anarquistas concordavam com essa abordagem e muitos defendiam formas pacíficas de resistência e transformação social. Por isso, não se pode generalizar a aceitação da violência como característica unânime do anarquismo.
Quanto à questão do antissemitismo, o enunciado é incorreto. O anarquismo, enquanto corrente ideológica, não promoveu o antissemitismo. Pelo contrário, muitos anarquistas se opunham a todo tipo de discriminação e opressão, incluindo o antissemitismo. Assim, a afirmação de que o anarquismo do século XIX era marcado pela rejeição do antissemitismo é correta e não deve ser considerada como um erro no contexto do enunciado.
Portanto, a resposta correta para o item é E - errado, o que invalida o enunciado como um todo, já que ele implica que o anarquismo aceitava o antissemitismo, o que não condiz com a realidade histórica dessa ideologia.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito E.
O Pierre-Joseph Proudhon escreveu o livro Desobediência Civil, que marca uma perspectiva pacífica para a luta, assim não se pode afirmar a aceitação da violência como método de político.
Violência para os anarquista:
"Para os anarquistas, um processo revolucionário dessa magnitude não poderia descartar completamente a possibilidade da utilização da violência; ainda que se tenha discutido o nível de violência necessário em um processo revolucionário, foi constante a crença de que ela seria, muito provavelmente, necessária. É notável a preocupação de se diminuir o nível de violência tão logo o processo revolucionário esteja estabilizado, instaurando a paz assim que o funcionamento pleno do poder autogestionário estivesse garantido; porém, durante o processo revolucionário, a violência provavelmente teria de ser utilizada.
Entretanto, há anarquistas que acreditam na possibilidade de uma revolução praticamente sem violência, como é o caso daqueles que conferem centralidade à propaganda e à educação em suas estratégias, acreditando ser possível transformar a sociedade pelo convencimento, praticamente sem violência"
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Anarquismo#Revolu.C3.A7.C3.A3o_social_e_viol.C3.AAncia
Antissemitismo:
"Devido a algumas de suas colocações com relação ao judaísmo, Bakunin tem sido considerado um antissemita. Este posicionamento, que nada tem a ver com o anarquismo, tem sido bastante criticado pelos libertários das gerações seguintes, identificando esta característica como uma falha de caráter mais ou menos comum entre parte dos anarquistas e socialistas da Europa do século XIX, entre estes também Proudhon.
Pode-se afirmar que Bakunin era contra toda e qualquer forma de autoridade imposta pela religião ou estado, conforme trecho do livro "Deus e o Estado". Seria muito simplista ou equivocado afirmar que era somente contra o povo semita."
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mikhail_Bakunin
Proudhon foi um racista, antissemita e proponente da visão conservadora de família dominada por homens.
Devido a algumas de suas colocações com relação ao judaísmo, Bakunin tem sido considerado um antissemita.
Logo, mnão teria como haver rejeição do antissemitismo por parte de ambos.
Quem escreveu desobediência civil não foi Henry David Thoreau?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo