Acerca das correntes ideológicas radicais que marcaram o cen...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q689452 História

Acerca das correntes ideológicas radicais que marcaram o cenário político do século XIX, julgue (C ou E) o item a seguir.

Diferentemente do liberalismo, que forma uma tradição política centrada no individualismo, o socialismo abrange um conjunto de teorias políticas, filosofias sociais, práticas e formas de engajamento estruturadas em torno de princípios coletivistas que priorizam a solidariedade e a distribuição equitativa da riqueza.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Liberalismo: Ao analisarmos correntes ideológicas do século XIX, percebemos que o liberalismo é uma tradição política que tem como base o individualismo. Isso significa que as políticas liberais tendem a focar na liberdade individual, na proteção dos direitos individuais e na propriedade privada.

Socialismo: Por outro lado, o socialismo representa um espectro mais amplo de teorias políticas e práticas. Central para o socialismo é o coletivismo, que se opõe ao foco individualista do liberalismo. O socialismo enfatiza valores como solidariedade, cooperação e a busca por uma distribuição mais equitativa da riqueza. Ele visa promover benefícios compartilhados e reduzir as disparidades sociais e econômicas.

Portanto, a alternativa C é correta, pois caracteriza acuradamente o contraste entre liberalismo e socialismo, destacando o individualismo como central para o primeiro e o coletivismo e a distribuição equitativa da riqueza como fundamentais para o segundo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Certo

 

A corrente liberal defendia os vários pressupostos que compunham essa nova realidade oferecida pelo capitalismo. Aprovavam o direito à propriedade privada, amplas liberdades no desenvolvimento das atividades comerciais e a igualdade dos indivíduos mediante a lei. Além disso, elogiavam a prosperidade do homem de negócios ao verem que sua riqueza beneficiava a sociedade como um todo. Dessa forma, ao acreditavam que a riqueza seria uma benesse acessível a todos que trabalhassem.

 

O socialismo é a doutrina política e econômica que prega a coletivização dos meios de produção e de distribuição, mediante a supressão da propriedade privada e das classes sociais.

 

 

 

 

Pra passar na prova, tem que marcar certo na mentira. Até quando, meu Deus?

CESPE: Comunistas Emporcalhando Suas Provas Exponencialmente

CERTO

Tem muita gente vendo chifre em cabeça de cavalo. kkkkk

 

"socialismo abrange um conjunto de teorias políticas".

 

Definição de teoria: conhecimento especulativo, metódico e organizado de caráter hipotético e sintético.

A questão só cobrou a diferneça básica entre as teorias liberais e socialistas. Se você está percebendo uma mensagem subliminar consulte um psicólogo.

ihaaaa, dá-lhes, Itamaraty

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo