A Portaria de número 3390, datada de 30 de dezembro de 2013...
A Portaria de número 3390, datada de 30 de dezembro de 2013, instituiu a Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelecendo as diretrizes para a organização do componente Hospitalar da Rede de Atenção à Saúde (RAS).
Considere como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmações sobre a PNHOSP:
I. As disposições dessa portaria se aplicam apenas aos hospitais públicos que prestem ações e serviços no âmbito do SUS
II. A atenção hospitalar atuará de forma integrada aos demais pontos de atenção da RAS e com outras políticas de forma intersetorial, mediadas pelo gestor, para garantir resolutividade da atenção e continuidade do cuidado
III. Os usuários internados, especialmente os idosos, gestantes, crianças, adolescentes e indígenas, possuem direito a acompanhante 24 horas por dia
IV. A assistência hospitalar no SUS será organizada a partir das demandas referenciadas, enquanto as espontâneas deverão dirigir-se à atenção básica ou unidades de pronto atendimento
Aponte a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: C - F, V, V, F.
Vamos analisar cada afirmação para entender qual é verdadeira e qual é falsa:
I. As disposições dessa portaria se aplicam apenas aos hospitais públicos que prestem ações e serviços no âmbito do SUS.
Essa afirmação é falsa. A Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP) se aplica a todos os hospitais que integram o SUS, independentemente de serem públicos, filantrópicos ou privados conveniados. O objetivo é universalizar o acesso aos serviços hospitalares no SUS, não se limitando apenas aos hospitais públicos.
II. A atenção hospitalar atuará de forma integrada aos demais pontos de atenção da RAS e com outras políticas de forma intersetorial, mediadas pelo gestor, para garantir resolutividade da atenção e continuidade do cuidado.
Essa afirmação é verdadeira. A integração entre os diferentes pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde (RAS) é um princípio fundamental no SUS. Isso garante que o cuidado ao paciente seja contínuo e resolutivo, promovendo a articulação entre a atenção hospitalar e outros serviços de saúde.
III. Os usuários internados, especialmente os idosos, gestantes, crianças, adolescentes e indígenas, possuem direito a acompanhante 24 horas por dia.
Essa afirmação é verdadeira. A PNHOSP assegura o direito de acompanhamento contínuo para esses grupos específicos, reconhecendo a importância do suporte de um acompanhante durante a internação para o bem-estar e a segurança do paciente.
IV. A assistência hospitalar no SUS será organizada a partir das demandas referenciadas, enquanto as espontâneas deverão dirigir-se à atenção básica ou unidades de pronto atendimento.
Essa afirmação é falsa. Embora o SUS trabalhe com um sistema de referência e contrarreferência para otimizar o atendimento, as demandas espontâneas também são acolhidas nos hospitais, que devem estar preparados para atender urgências e emergências independentemente do tipo de demanda.
Compreender a PNHOSP e suas diretrizes é fundamental para reconhecer como os serviços hospitalares se inserem no contexto amplo do SUS, promovendo uma assistência eficiente e acessível a toda a população.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
PORTARIA 3390 DE 2013
Art. 14. Os usuários internados, especialmente os idosos, gestantes, crianças, adolescentes e indígenas, possuem direito a acompanhante 24 (vinte e quatro) horas por dia
Art. 2º As disposições regulamentares da Política Nacional de Atenção Hospitalar
(PNHOSP) se aplicam a todos os hospitais, públicos ou privados, que prestem ações e
serviços de saúde no âmbito do SUS.
Art. 4º Os hospitais que prestam ações e serviços no âmbito do SUS constituem-se
como um ponto ou conjunto de pontos de atenção, cuja missão e perfil assistencial devem ser
definidos conforme o perfil demográfico e epidemiológico da população e de acordo com o
desenho da RAS locorregional, vinculados a uma população de referência com base territorial
definida, com acesso regulado e atendimento por demanda referenciada e/ou espontânea
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo