Acerca das correntes ideológicas radicais que marcaram o cen...
Acerca das correntes ideológicas radicais que marcaram o cenário político do século XIX, julgue (C ou E) o item a seguir.
O socialismo no século XIX fundou-se não apenas nas
formulações teóricas dos intelectuais que o idealizaram, como
Charles Fourrier, Louis Blanc e Karl Marx, mas também na
prática de movimentos como o socialismo cristão, o
sindicalismo e o cooperativismo.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O socialismo cristão é uma tendência dentro do cristianismo que interpreta por meio das Escrituras, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento, que o modelo de sociedade socialista é o que mais se aproxima do modelo de sociedade que preze pelo amor, caridade e demais ensinamentos de Jesus, ao passo que o modelo de organização capitalista valoriza princípios opostos ao cristianismo como acumulo de capital e meios de produção, de modo que a fé demanda uma opção consciente pelo socialismo.
Em termos políticos, os socialistas cristãos formam um grupo extremamente heterogêneo que se insere desde a esquerda à centro-esquerda, com a compreensão de que toda a Cristandade não pode deixar de buscar o sentido social do ensinamento. O socialismo religioso é uma compreensão de o socialismo se coloca como uma opção de organização social que permite aos cristãos viverem em comunhão.
Historicamente, embora o movimento religioso-socialista dentro da igreja sempre tenha sido um movimento minoritário, foi de grande importância, principalmente para o desenvolvimento da social democracia, no combate aos grupos fascistas e na redemocratização em países como Portugal e Brasil, além de trazer à tona a discussão da relação entre a Igreja e os trabalhadores e da igreja e o socialismo.
Karl Barth, um dos principais teólogos protestantes disse logo após se filiar ao Partido Social Democrata da Suíça em fevereiro 1915:
“Um verdadeiro cristão deve ser um socialista (se ele realmente quiser viver o cristianismo a sério).
Hoje, em Portugal a grande referência do Socialismo Cristão é o Cláudio Anaia , militante do Partido Socialista há mais de 25 anos e militante honorário da Juventude Socialista.
Vivendo e aprendendo. Essa do socialismo cristão pra mim é nova, mas faz muito sentido.
Acho que estaria mais correta se o verbo fosse "difundiu-se", uma vez que o sindicalismo e o cooperativismo parecem ter sido mais consequências do socialismo do que propriamente o fundamento.
errei por conta do socialismo cristão...rs
vivendo e aprendendo
socialismo cristão é lasca.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo