A reabilitação psicossocial é um componente crucial do trat...
I. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) no Brasil são unidades de saúde de caráter aberto e comunitário que têm como objetivo a reintegração social de indivíduos com transtornos mentais severos, evitando a internação hospitalar prolongada e promovendo o convívio familiar e social (Ministério da Saúde, 2021).
II. A terapia ocupacional é uma prática central na reabilitação psicossocial, possibilitando que os pacientes desenvolvam habilidades para a realização de atividades da vida diária e para o retorno ao trabalho, quando possível (Davidson et al., 2021).
III. A internação compulsória de pacientes com transtornos mentais é permitida exclusivamente por ordem médica, sendo o papel do enfermeiro restrito à execução de ordens e ao monitoramento do comportamento do paciente durante a internação (Lei nº 10.216/2001).
Assinale a alternativa correta:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (21)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
I- Verdadeira- Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são lugares onde oferecem serviços de saúde abertos para a comunidade. Uma equipe diversificada trabalha em conjunto para atender às necessidades de saúde mental das pessoas, incluindo aquelas que enfrentam desafios relacionados às necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas. Esses serviços estão disponíveis na região e são especialmente focados em ajudar em situações difíceis ou no processo de reabilitação psicossocial.
II- Verdadeira- Terapia Ocupacional (TO) é uma profissão que ajuda pessoas com alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras a realizar atividades do dia a dia. O objetivo é que elas possam ter mais autonomia e independência.
III -Falsa- A alternativa propõe que a internação compulsória de pacientes com transtornos mentais é permitida exclusivamente por ordem médica, sendo o papel do enfermeiro restrito à execução de ordens e ao monitoramento do comportamento do paciente durante a internação (Lei nº 10.216/2001), estando incorreta, a internação compulsória é sempre determinada pelo juiz competente, depois de pedido formal, feito por um médico, atestando que a pessoa não tem domínio sobre a própria condição psicológica e física.
Gabarito: Letra A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
III. A internação compulsória de pacientes com transtornos mentais é permitida exclusivamente por ordem médica, sendo o papel do enfermeiro restrito à execução de ordens e ao monitoramento do comportamento do paciente durante a internação (Lei nº 10.216/2001).
A Lei 10.216/2001 estabelece que a internação compulsória é uma das modalidades de internação psiquiátrica. Ela é uma medida extrema que deve ser tomada quando o paciente não tem domínio sobre a própria condição psicológica e física.
Para que a internação compulsória seja possível, é necessário: Um pedido formal de um médico, Um laudo médico que justifique a internação, Uma ordem judicial.
A internação compulsória deve ser feita pelo menor tempo possível e deve incluir serviços médicos, de assistência social, psicológicos, ocupacionais, de lazer, entre outros.
A internação psiquiátrica também pode ser voluntária ou involuntária. A internação voluntária é quando o paciente consente com a internação. A internação involuntária é quando a família ou responsável do paciente pede a internação, mas o paciente não consente.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo