Acerca das correntes ideológicas radicais que marcaram o cen...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q689454 História

Acerca das correntes ideológicas radicais que marcaram o cenário político do século XIX, julgue (C ou E) o item a seguir.

Como intelectual engajado e agitador político, Karl Marx procurou cultivar laços com diferentes grupos socialistas da Europa, ainda que, paralelamente, tenha, com frequência, sublinhado o caráter “científico” da sua versão da teoria socialista e criticado o “socialismo utópico” de alguns dos seus contemporâneos.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Os principais motivos da Revolução de 1848 foram a crise agrícola e econômica, o desabastecimento de alimentos, doenças, fome, migração em massa e desemprego; além do Antigo Regime e as suas instituições. Este foi um terreno propício para o surgimento de novas correntes políticas. Assim, a Revolução de 1848 agregou o caráter liberal, nacionalista e socialista trazendo novas perspectivas de mudança de paradigma. Iniciaram novas tendências políticas nacionalistas e socialistas para além da experiência liberal francesa. 

Os anarquistas, os socialistas utópicos e os socialistas científicos foram os novos grupos constituídos. Os anarquistas acreditavam que as figuras centrais para a desigualdade social eram o Capitalismo e o Estado, portanto deveriam ser desmontados. A sociedade anárquica para funcionar deveria estar livre dos patrões e do Estado , organizando-se organicamente. Já os socialistas utópicos não questionavam o Estado nem o Governo. O fim das desigualdades sociais se daria através da educação e da conscientização das pessoas.

O socialismo científico foi desenvolvido por Marx e Engels. Eles analisaram a forma como o capitalismo funcionava, propuseram a teoria da mais valia e a existência de uma luta de classes. Para eles, o capitalismo se esgotaria através da polarização da luta de classes, que traria uma ditadura do proletariado que prepararia a sociedade para o comunismo. O anarquismo, o socialismo utópico e o socialismo científico foram teorias contemporâneas umas das outras. Estes grupos socialistas lutavam contra o status quo estabelecido pelas monarquias europeias e transitavam entre si. Esta afirmativa está correta, pois Karl Marx convivia com as outras correntes socialistas. 

Entretanto, não deixava de destacar que o socialismo científico desenvolvido por ele e Engels possuía um método de análise mais realista e descrevia uma forma de se implantar o socialismo, não sendo portanto, uma utopia. Uma leitura importante : Do socialismo utópico e o socialismo científico. De Friedrich Engels. 

Gabarito do Professor: CERTO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Os alemães Karl Marx e Friedrich Engels analisaram o desenvolvimento do capitalismo (Introdução a Critica da Economia Política,O Capital) e consideraram que a luta de classes era o motor da história, baseando-se numa concepção materialista da dialética. Ao proletariado, dirigido por sua vanguarda organizada num partido, conquistaria o poder e implantaria sua ditadura transitória, até a construção do comunismo.Em 1848, embora independentemente da Revoluçãoque se iniciava, Marx e Engels publicaram seu programaem um famoso panfleto político intitulado O Manifesto Comunista. Ao contrário do socialismo utópico, o autodenominado socialismo científico marxista não descreveu a utopia futura em detalhes, e sim estudou em profundidade o desenvolvimento do capitalismo. A partir dele, esboçou estratégias para sua superação e deduziu determinados objetivos históricos para o socialismo e, enfim, para o comunismo,estágio este em que as desigualdades de classe e o Estado como aparato repressivo de classe (mas não como articulador da vida social) desapareceriam.

Encontrei uma explicação simples no site https://www.significados.com.br/socialismo-utopico/

Segue um trecho: 

Karl Marx se distanciou do conceito de socialismo utópico, visto que de acordo com essa corrente a fórmula para alcançar a igualdade na sociedade não era discutida. O oposto do socialismo utópico é o socialismo científico, que criticava o utópico porque este não tinha em conta as raízes do capitalismo. Karl Marx classificava os métodos dos utópicos de "burgueses", porque eles se baseavam na transformação súbita na consciência dos indivíduos das classes dominantes, acreditando que só assim se alcançaria o objetivo do socialismo.

Link útil: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/sociologia/socialismo-cientifico

As ideias gerais de Marx são:

·      A interpretação econômica da história. Afirmava que toda transformação  histórica fundamental tem resultado de alterações nos métodos de produção e de troca;

·      O materialismo dialético. O socialismo era apenas um caminho para o ponto de chegada final, que era o comunismo (considerado como a ordem perfeita). Tal conceito foi uma forma de pensar nas relações sociais em uma sociedade capitalista;

·      A luta de classes. Toda a história é feita de lutas entre as classes. Luta entre os capitalistas e o proletariado, A primeira classe compreende aqueles cuja renda principal resulta da posse dos meios de produção e da exploração do trabalho alheio. A segunda classe é composta por aqueles cuja subsistência depende principalmente de um salário, os que precisam vender a força do seu braço para viver;

·      Doutrina da mais-valia. Toda riqueza é criada pelo trabalhador. O capital não criada nada, mas ele é criado pelo trabalho. O valor de todas as utilidades é determinado pela quantidade de trabalho necessária para produzi-las.

Mais-valia: Valor que o trabalhador produz – Valor que o trabalhador recebe.

·      Teoria da evolução socialista. O socialismo é caracterizado: pela ditadura do proletariado; pela remuneração de acordo com o trabalho realizado e pela posse e a administração, pelo estado, de todos os meios de produção, distribuição e troca.

O socialismo é apenas uma mera transição para o comunismo. O comunismo é uma sociedade sem classes. Ninguém viverá da propriedade, mas todos viverão unicamente do trabalho. O estado não existirá mais. A essência do comunismo é o pagamento segundo as necessidades. O sistema de salário será abolido e cada cidadão irá receber uma quantia proporcional às suas necessidades.

Fonte: História da Civilização Ocidental v.2 (Edward Burns)

Existem dois tipos de socialismo: o utópico e o científico.

O socialismo utópico propõe a construção de uma sociedade mais igualitária por meio de reformas e sem necessariamente acabar com o capitalismo.

O socialismo científico propõe a construção de uma nova sociedade por meio da derrubada do capitalismo pela via revolucionária.

Marx e Engels inauguram o Socialismo Científico.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo