O estudo das licitações deve ter por base a Lei n.º 8.666/19...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q169250 Direito Administrativo
A respeito das licitações públicas, julgue os itens que seguem.

O estudo das licitações deve ter por base a Lei n.º 8.666/1993, a qual estabelece, minuciosamente, as normas sobre licitações e contratos da administração pública.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Item correto

É a Lei que institui normas para Licitações e Contratos;

Apresenta os Princípios Básicos e Específicos da Licitação (ART 3º);

Apresenta os casos de Inexigibilidade e Dispensa da Licitação (ART 17, 24 e 25);

Lista as Modalidades de Licitação (Concorrência, Tomada de Preços, Convite, Concurso e Leilão) (ART. 22); e a normatização para estabelecer e executar os contratos admininstrativos.
Augusto,
Concordo com o que você escreveu "É a lei que estabelece normas sobre L&C", mas não com o que a questão dispôs: "... estabelece, minuciosamente, as normas sobre L&C".

Para mim, essa questão é um pouco confusa (para não dizer mal elaborada). 

O termo "minuciosamente" gera no candidato a seguinte dúvida:

- A Lei 8.666/93 estabelece "minuciosamente as normas sobre L&C" ou estabelece regras gerais de L&C?

E quem está acostumado com o CESPE vai logo achando que é pegadinha, pois sabemos que essa lei estabelece normas gerais, conforme elucidam os dispositivos abaixo:

Lei 8.666/93:
 Art. 1oEsta Lei estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Constituição Federal:
Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:
(...)
XXVII - normas gerais de licitaçõa e contratação, em todas as modalidades, para as administrações públicas diretas, autárquicas e dundacionais da União, Estados DF e Municipios, ..., e para as empresas públicas e sociedades de economia mista, (...)

Essa questão é antiga (2007). Acredito que se o CESPE elaborasse essa mesma questão hoje, daria o gabarito como Errado. Mas infelizmente não dá para prever o futuro. O jeito é continuar estudando...
Bons estudos a todos.
Essa questão é perigosa. Realmente como o colega acima disse, pode se gerar uma dúvida quanto ao termo "minuciosamente", porém, segundo Marcelo Alexandrino e Vicente paulo, o estudo das licitações públicas, atualmente, deve ter por base a análise detalhada da lei 8.666/93, que é a lei de normas gerais sobre licitações e contratos, uma vez que praticamente todos os aspectos relevantes pertinentes à matéria encontram-se MINUCIOSAMENTE ali regulados.

Intem CORRETO

Olá, gostaria de corroborar com as observações dos colegas. Errei a questão pq me fixei no termo minunciosamente. A Lei 8666/93 estabeleçe normas gerais de licitações, nesse ponto é considerada uma lei em nível nacional. Contudo, foi  questionada a constitucionalidade de alguns dispositivos dessa lei no STF, sob a alegação de que extrapolariam a competência para definir regras gerais. Desse modo, no julgamento da ADI 927-3 o Supremo reconheçe que a União extrapola a competência para legislar sobre normas gerais, definindo, também, normas específicas e, por isso, somente aplicáveis a própria União. Determinou interpretação conforme para alguns dispositivos.
Bons estudos!!
Karina

Questão Correta.

Art. 1 da Lei 8666/93

Este artigo estabelece as normas gerais sobre licitações e contratos.
É dever desta lei, disertar sobre prazos, penalidades, modalidades, tipos de licitações e etc.
tornando assim não somente uma lei de normas gerais conforme art 1, mas sim uma lei de normas minunciosas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo