Na Semana Interna de Prevenção de Acidentes o auxiliar de en...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa B é a correta.
Vamos entender por quê:
O extintor de dióxido de carbono (CO2) é comumente utilizado em casos de incêndios que envolvem líquidos e gases inflamáveis, que são classificados como fogo de classe B. Este tipo de extintor é eficaz porque o CO2 extingue o fogo por sufocação, removendo o oxigênio que alimenta a combustão. Além disso, o dióxido de carbono não deixa resíduo, o que o torna ideal para situações envolvendo equipamentos sensíveis.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
- A - plásticos termoestáveis e instalações elétricas: Embora o extintor de CO2 possa ser utilizado em incêndios elétricos (classe C), os plásticos termoestáveis não são categorizados de maneira direta no uso de extintores de CO2.
- C - papéis e borrachas: Esses materiais são categorizados como classe A, que envolve incêndios com materiais sólidos combustíveis. Para esses, são mais adequados os extintores de água ou pó químico seco.
- D - tecidos e fibras orgânicas: Também fazem parte da classe A, necessitando de extintores que combatam incêndios em materiais sólidos por meio de resfriamento ou abafamento.
- E - madeiras e equipamentos elétricos: Madeiras pertencem à classe A, para a qual o CO2 não é tão eficaz. Embora o CO2 possa ser usado em equipamentos elétricos, a combinação com madeira torna esta opção incorreta.
Conhecer as classes de fogo e os tipos adequados de extintores é fundamental para a prevenção e combate eficiente a incêndios, especialmente em ambientes de trabalho.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab: B
Extintor de Água (H2O):
É indicado para incêndios da classe A.
Seu princípio de extinção é por resfriamento e age em materiais como madeiras, tecidos, papéis, borrachas, plásticos e fibras orgânicas. É proibido o seu uso para incêndios de classe B e C.
Extintor de Gás Carbônico (CO2)
É indicado para incêndios da classe B e C.
Seu princípio de extinção ocorre por abafamento e resfriamento e age em materiais combustíveis e líquidos inflamáveis e também contra fogo oriundo de equipamentos elétricos.
Pó Químico B/C
É indicado para incêndios da classe B e C.
Seu princípio de extinção é por meio de reações químicas.
Pó Químico A/B/C
É indicado para incêndios da classe A, B e C.
Seu princípio de extinção é por meio de reações químicas e abafamento (para incêndios da classe A) e pode ser usado para a contenção de fogo de praticamente qualquer natureza.
Espuma mecânica
É indicado para incêndios da classe A e B e seu uso é proibido para incêndios de classe C.
Seu princípio de extinção é por meio de abafamento e resfriamento.
O extintor tipo "Dióxido de Carbono" será usado, preferencialmente, nos fogos das Classes B e C, embora possa ser usado também nos fogos de Classe A em seu início.
Fonte: https://portal.pucminas.br/cipa/index_padrao.php?pagina=629
Sabendo que o extintor de CO2 é indicado para princípios de incêndio das classes B (líquidos e gases inflamáveis) e C (dispositivos elétricos energizados), temos a seguinte análise:
A - plásticos termoestáveis (classe A) e instalações elétricas (classe C).
B - líquidos e gases inflamáveis. (ambos classe C) - Nossa resposta.
C - papéis e borrachas. (ambos classe A)
D - tecidos e fibras orgânicas. (ambos classe A)
E - madeiras e equipamentos elétricos. (ambos classe A)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo