Na perícia das feridas provocadas pela ação de instrumentos ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q474541 Medicina Legal
Na perícia das feridas provocadas pela ação de instrumentos perfurocontundentes, é correto afirmar que
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alternativa " B ", correta.

Justificativas:

a)câmara de mina de Hoffman, SINAL DE Werkgartner, sinal de Benassi e orla de esfumaçamento de aspecto radiado são elementos do disparo de arma de fogo encostado com plano ósseo subjacente. 

Presentes nos tiros encostados  temos : Buraco de mina de Hoffman, Sinal de Bonet e Sinal de Benassi → Plano ósseosubjacente 


b) Correta


c) é característica de um orifício de entrada de um projétil de arma de fogo a distância a presença de zona de queimadura, de zona de tatuagem e de zona de esfumaçamento.

É característica de um orifício de entrada de um projétil de arma de fogo a curta distância ou encostado, a presença de zona de queimadura, zona de tatuagem e de zona de esfumaçamento.


d) a câmara ou o buraco de mina de Hoffman caracteriza um orifício de saída de projétil de arma de fogo do crânio.

A câmara ou o buraco de mina de Hoffman caracteriza um orifício de ENTRADA de projétil de arma de fogo do crânio.


e)a ausência de uma zona de tatuagem exclui a possibilidade da ocorrência de um disparo de arma de fogo a curta distância na avaliação de uma ferida perfurocontusa.

A ausência de uma zona de tatuagem NÃO exclui a possibilidade da ocorrência de um disparo de arma de fogo a curta distância na avaliação de uma ferida perfurocontusa. Cito o exemplo do Sinal de Benassi - Impregnação de pólvora e chumbo na tábua óssea docrânio nos tiros disparados à curta distância ou encostados.

Conteúdo cheio de detalhes, espero ter ajudado!!!

Sorte e sucesso!!!!



Enriquecendo:

BOCA DE MINA DE HOFFMANN ou CÂMARA DE HOFFMANN: é o ferimento geralmente em forma de estrela/cratera causado não pelo projétil, mas pela expansão dos gases originados pelo disparo encostado em região com barreira óssea (os gases batem no osso e voltam rompendo a pele), ex.: tiro na cabeça. Importante registrar que a queimadura provocada no osso jamais desaparece, ainda que o corpo se transforme em esqueleto pelo decurso do tempo, de forma que sempre se poderá constatar a curta distância do disparo – é o chamado Sinal de Benassi. Quando não há resistência óssea por baixo do orifício de entrada, como, por exemplo, num tiro dado na bochecha, só se forma o desenho da boca da arma sem o arrombamento provocado pelos gases. É o denominado Sinal de Puppe-Werkgaertner.

Fonte: aulas do Prof. Roberto Blanco, CERS.
Desculpe, mas não entendi por que a resposta "a" está errada se o sinal de Werkgartner também é relacionado ao tiro encostado, já que se refere ao desenho da boca e da alça de mira da arma. Por qual motivo a "a" estaria errada?

Bom dia Eduardo Tonzar, acredito que a alternativa "a" esteja errada uma vez que a orla de esfumaçamento é característica de disparo a curta distância e não encostado como consta na assertiva. 

Eduardo Tonzar a alternativa "A" está errada pois em seu texto diz os três sinais são em plano ósseo subjacente, mas o sinal de Werkgartner embora seja realmente de disparo de arma de fogo encostado, ocorre em locais sem plano ósseo subjacente. 

Espero ter ajudado =)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo