A propósito do tema abordado no texto precedente, julgue (C...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q689460 História

     Para a geração dos “pais fundadores”, a expansão dos Estados Unidos da América para o oeste abria a possibilidade de realizar uma utopia espacial grandiosa. Na visão de Thomas Jefferson, os EUA tinham uma oportunidade sem precedentes de evitar o declínio das velhas sociedades europeias, na medida em que o seu desenvolvimento se realizasse no espaço e não precipuamente no tempo.


Jürgen Osterhammel. Die Verwandlung der Welt. Eine Geschichte des 19. Jahrhunderts. München: CH Beck, 2011, p. 479 (traduzido e adaptado)

 A propósito do tema abordado no texto precedente, julgue (C ou E) o item seguinte.
Em meados do século XIX, com a expansão que acrescentou ao território estadunidense áreas como a antiga colônia francesa de Luisiana, e as antigas colônias espanholas da Flórida Ocidental, da Flórida Oriental e do Texas, os Estados Unidos da América transformaram-se na maior potência econômica e militar do planeta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão em análise nos permite refletir sobre a expansão territorial dos Estados Unidos da América no século XIX e as aspirações dos chamados "pais fundadores", em particular Thomas Jefferson. O processo de expansão para o oeste foi percebido por eles como uma oportunidade ímpar para a construção de uma utopia espacial, onde seria possível evitar os erros e o declínio que marcaram as velhas sociedades europeias.

Ao analisar a afirmativa em questão, que sugere que, com a expansão territorial em meados do século XIX — incluindo aquisições como a Luisiana, a Flórida Ocidental e Oriental e o Texas —, os Estados Unidos teriam se tornado a maior potência econômica e militar do planeta naquela época, é importante destacar que esta é uma interpretação equivocada. Embora a expansão territorial tenha, de fato, fortalecido economicamente e militarmente os Estados Unidos, é impreciso afirmar que o país emergiu como a maior potência econômica e militar global naquele momento específico da história.

Cabe ressaltar que, no contexto do século XIX, as potências europeias, como o Império Britânico, ainda ocupavam posições dominantes em termos económicos e militares no cenário mundial. Assim, a afirmação proposta no enunciado deve ser considerada incorreta, o que justifica a opção pelo gabarito E - Errado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

EUA se tornam potência mundial (economica e militar) somente após a WW1

Gabarito: ERRADO

 

Até a palavra “Texas” está tudo correto. A afirmação que se segue é que é errônea. O Estados Unidos não se tornaram nem a maior potência econômica nem militar durante o século XIX. Somente no século XX é que eles se tornariam a maior potência do Ocidente, particularmente depois da Segunda Guerra Mundial.
 

O Texas era território mexicano.

Com o  e a expansão dos  em direção ao oeste, rumo ao , assentadores americanos passaram a povoar em números cada vez maiores o Texas, então Estado mexicano. O governo mexicano permitiu inicialmente que alguns empresários americanos comprassem terras no Texas. Em , o governo mexicano permitiu que o banqueiro americano  estabelecesse uma colônia de americanos no norte do Texas - porém, Moses morreu ainda no mesmo ano. Seu filho, , continuou com os planos do pai, trazendo 300 famílias americanas ao leste do Texas, tendo fundado as vilas de Washington-on-the-Brazos e Columbus. Outros empresários americanos construíram outras colônias americanas no Estado. No início da , o Texas tinha cerca de 30 mil colonos americanos.

Em , o governo mexicano interrompeu a imigração americana rumo ao Texas, fazendo com que relações entre os assentadores americanos e os mexicanos em geral piorassem rapidamente. Em , com a ascensão do ditador  ao poder, os colonos americanos rebelaram-se, desencadeando a .

F: wiki

HD,

mas antes de ser estado mexicano era colônia espanhola. Como o enunciado menciona "...antigas colônias espanholas...", não seria possível invalidá-lo por esta parte da afirmação.

Compra da Luisiana foi em 1803, no contexto das Guerras Napoleônicas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo