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Q689463 História

Acerca da vida cultural no mundo moderno, julgue (C ou E) o item subsequente.

Uma das mais significativas rupturas promovidas pelo Modernismo na tradição arquitetônica ocidental foi a rejeição de elementos ornamentais exteriores e o incremento de uma preocupação funcional com a ambientação do espaço interno das edificações.

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Comentário: A afirmação é correta. O Modernismo, que abrangeu diversas artes e movimentos no início do século XX, impactou profundamente a arquitetura. Os arquitetos modernistas buscavam uma forma de expressão mais alinhada com a era industrial e as necessidades funcionais da época, o que levou a uma simplificação das formas e a uma ênfase na funcionalidade dos espaços.

Esse movimento é exemplificado por figuras como Le Corbusier, que propôs "Uma casa é uma máquina de morar", destacando a importância da função sobre a ornamentação na arquitetura. Ele, entre outros, rejeitou os adornos excessivos que eram comuns em estilos anteriores, como o Barroco e o Vitoriano, e focou na eficiência e na simplicidade do design interior e exterior das construções. A preocupação com a eficácia da ambientação interna também estava ligada à saúde e ao bem-estar dos ocupantes, sendo um aspecto central do Modernismo na arquitetura.

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Gabarito: correta. 

Segue texto do conselho de arquitetura. 

Na metade do século XX, a arquitetura brasileira foi descoberta por críticos e jornalistas de vários países. A grande surpresa era o surgimento de edificações que pareciam desfrutar de maior  liberdade formal, leveza e uso de materiais e de curvas, bem diferente do uso da Europa e dos Estados Unidos. Os brasileiros também ficaram encantados com o fato de os europeus e americanos estarem olhando para cá e celebrando mais essa manifestação de nossa cultura, ao lado da bossa nova e do cinema novo. Mas o processo começara bem antes e fora impulsionado durante o Estado Novo.

A primeira casa em estilo modernista surgiu em São Paulo, com projeto do russo Gregori Warchavchik (1929-1930). Sem qualquer ornamentação e formada por volumes prismáticos brancos, a obra era tão impactante para a época que, para conseguir obter aprovação junto à prefeitura, o arquiteto apresentou uma fachada totalmente ornamentada, e após a conclusão da obra, alegou falta de recursos para completá-la.

A casa foi reformada pelo próprio Warchavchik nos anos 30, para abrigar a família que crescia. Depois de várias mudanças, o conjunto foi tombado pelo Condephaat, em 1984, seguido pelo Iphan e, posteriormente, pelo Conpresp. Mas somente apatir do ano 2000 se iniciam projetos e obras para a recuperação do imóvel, completados em 2007.

A casa de Warchavichik já tinha as características que iriam definir os grandes projetos modernistas: o racionalismo, o funcionalismo, formas geométricas definidas e ausência de elementos meramente ornamentais, já que a própria obra era considerada um ornamento na paisagem.

O ideólogo do modernismo na arquitetura brasileira, asseguram os especialistas, foi Lúcio Costa. Entre os estrangeiros, nenhum influenciou mais que o franco-suíço Le Corbusier, que aqui esteve várias vezes, inicialmente para orientar a equipe de arquitetos que em 1936 projetou o edifício da nova sede do Ministério da Educação no Rio de Janeiro (Palácio Gustavo Capanema) e em outras realizou conferências para difundir seus ideais, e reforçar a influência sobre os jovens arquitetos da época.

Mais de meio século depois, as obras do modernismo continuam sendo referências importantes e marcos da nossa arquitetura

fonte:http://arquiteturaurbanismotodos.org.br/modernismo-na-arquitetura/

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