No que se refere ao grau jurisdicional e recursal, vereador ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q834999 Direito Eleitoral
No que se refere ao grau jurisdicional e recursal, vereador torna-se inelegível caso representação contra ele fundamentada em abuso do poder econômico seja considerada procedente em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

1) Enunciado da questão

Exige-se conhecimento sobre o grau jurisdicional e recursal para que vereador se torne inelegível em caso de representação contra ele embasada em abuso do poder econômico.

2) Base legal [(ei das Inelegibilidades (LC n.º 64/90)]

Art. 1º. São inelegíveis:

I) para qualquer cargo:

d) os que tenham contra sua pessoa representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político, para a eleição na qual concorrem ou tenham sido diplomados, bem como para as que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes;

3) Exame do enunciado e identificação da assertiva CORRETA

No que se refere ao grau jurisdicional e recursal, vereador torna-se inelegível caso representação contra ele fundamentada em abuso do poder econômico seja considerada procedente em sentença transitada em julgado proferida por juízo de primeiro grau.

Explica-se melhor para quem não é da área jurídica.

Uma representação por abuso do poder econômico contra vereador é processada e julgada na primeira instância da Justiça Eleitoral.

Dessa forma, se o Juiz Eleitoral julgar procedente, por sentença transitada em julgado (quando não há mais possibilidade de recurso) a referida representação, o vereador ficará inelegível por oito anos, nos termos do art. 1.º, inc. I, alínea “d", da LC n.º 64/90.

Resposta: B. Vereador torna-se inelegível caso a representação contra ele fundamentada em abuso do poder econômico seja considerada procedente em sentença transitada em julgado proferida por juízo de primeiro grau (Juiz Eleitoral).

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito letra b).

 

LEI DE INELEGIBILIDADE (L.C. 64/90)

 

 

Art. 1º São inelegíveis:

 

I – para qualquer cargo:

 

d) os que tenham contra sua pessoa representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político, para a eleição na qual concorrem ou tenham sido diplomados, bem como para as que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes.

 

* Para ocorrer a inelegibilidade, deve haver o trânsito em julgado da sentença (pode ser em primeiro grau por um juiz de direito, por exemplo) ou uma decisão proferida por órgão colegiado (TRF, por exemplo) independentemente do trânsito em julgado. Por isso, o gabarito é a letra "b".

 

 

 

=> Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

Letra (b)

 

Lembrando, e complementando o comentário do André, que:

 

-> As hipóteses de inelegibilidade podem ser:

 

1) Absolutas -> Art 1º, I, "a" até "q"

2) Relativa -> Art. 1º, II a VII

 

A primeira, enseja o impedimento para qualquer cargo político.

A segunda, causa impedimento apenas em relação a alguns cargos ou impõe restrições à candidatura.

Como bem exposto pelo colega André, a letra a) não seria correta pelo fato de que os acórdãos proferidos por órgão colegiado independem de trânsito em julgado, uma boa pegadinha.

Comentários

A questão passa pela literalidade do art. 1º, I, d, da Lei Complementar 64/1990:

Art. 1º São inelegíveis:

I – para qualquer cargo:

d) os que tenham contra sua pessoa representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político, para a eleição na qual concorrem ou tenham sido diplomados, bem como para as que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes;

Logo, a alternativa B é a correta e gabarito da questão.

 

Prof.Ricardo Torques

Estratégia Concursos

O acórdão independe de trânsito em julgado, então ter transitado em julgado, ou não, não afetaria a questão, mas sim o que diabos seria um órgão colegiado transitado em julgado. Bolo doido da po**@!!!

 

B) em primeiro grau sim se exige o trânsito em julgado, e por isso é a resposta da questão!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo