Marque a alternativa que apresenta a definição correta do f...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Classe A: Fogo em materiais combustíveis sólidos que queimam em superfície e profundidade pelo processo de pirólise, deixando resíduos (cinzas e/ou brasas)
Classe B: Fogo em sólidos que se liquefazem por ação do calor, como graxas, parafinas; substâncias líquidas que evaporam e em gases inflamáveis. Esses combustíveis queimam somente em superfície e, normalmente, não deixam resíduos.
Classe C: Fogo envolvendo equipamentos e instalação elétricas energizadas.
Classe D: Fogo em metais combustíveis pirofóricos. A pirofocidade é a propriedade de uma substância metálica reagir facilmente, alcançando a temperatura de autoignição. Para o combate a incêndios de classe D, utilizam-se pós à base de cloreto de sódio, cloreto de bário, monofosfato de amônia ou grafite seco.
Classe K: Fogo em óleos e gorduras em cozinhas, geralmente em frigideiras, grelhas, assadeiras, fritadeiras etc.
assertiva A - Fogo em materiais, equipamentos e instalações elétricas energizadas: CLASSE C
assertiva B- Fogo em metais combustíveis, como magnésio, titânio, zircônio, sódio, lítio e potássio. CLASSE D
assertiva C - Fogo em ambiente de cozinha que envolva óleos comestíveis de origem vegetal e animal e gorduras, utilizados para esse fim. CLASSE K
assertiva D - Fogo em combustíveis sólidos que se liquefazem por ação do calor, como graxas, substâncias líquidas que evaporam e gases inflamáveis, que queimam somente em superfície, podendo ou não deixar resíduos.CLASSE B
assertiva E (gabarito da questão) - Fogo em materiais combustíveis sólidos, que queimam em superfície e profundidade pelo processo de pirólise, deixando resíduos. CLASSE A
Classe A – Ocorre em materiais como papel, tecido, algodão, borracha, madeira e outros que queimam em profundidade e extensão e deixam resíduos. Nesse caso, o extintor que deve ser usado para combater as chamas é o à base de água. Extintor recomendado: Água. Extintor Proibido: Não há. Há apenas alguns tipos que não são recomendados pela baixa eficácia ou custo, como o Pó BC, o Hallon e CO2.
Classe B – É o incêndio que acontece em óleo, gasolina, álcool, tinta e outros líquidos inflamáveis. Para combater esse tipo de fogo, é preciso utilizar o extintor à base de pó químico ABC, para abafar e interromper a combustão imediatamente. Extintor recomendado: Espuma Mecânica; BC; ABC; Hallon. Extintor Proibido: Água.
Classe C – Quando o incêndio ocorre em máquinas elétricas, transformadores, geradores, quadros de força, equipamentos de informática e outros equipamentos ligados à energia ou energizados, acontece o incêndio de Classe C. A ÁGUA (classe A) e a ESPUMA MECÂNICA/QUÍMICA (classe B) são agentes condutores de eletricidade, logo, não podem ser usadas em incêndios com equipamentos/instalações elétricas energizadas. Extintor recomendado: ABC; BC; CO2; Hallon. Extintor Proibido: Os extintores compostos por água (Água e Espuma Mecânica).
Classe D
Fogo em metais pirofóricos. Exemplo: Alumínio, magnésio, titânio, lítio, potássio etc. Compreende os incêndios ocasionados por elementos pirofosfóricos, como magnésio, zircônio, titânio, dentre outros. Extintor recomendado: Pó Químico Especial. Extintor Proibido: Os extintores compostos por água (Água e Espuma Mecânica).
Classe K
Fogo em óleos e gorduras em cozinhas, geralmente em frigideiras, grelhas, assadeiras, fritadeiras etc. Exemplo: óleos, gorduras, banhas. Extintor recomendado: Acetato de Potássio, Hallon. Extintor Proibido: Não há. Há apenas a não recomendação, pois não são eficazes para combater esse tipo de incêndio.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo