A obra só poderá ser iniciada após a emissão da licença de ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"A obra só poderá ser iniciada após a emissão da licença de operação" ???
Seria essa licença mesmo? Existe alguma regra específica para obra pública considerada potencialmente poluidora ou é adotado as etapas fornecidas pelo MMA?
Seguem as etapas fornecidas pelo Ministério do Meio Ambiente:
- "Licença Prévia (LP): aprova a localização e concepção do empreendimento, atividade ou obra que se encontra na fase preliminar do planejamento atestando a sua viabilidade ambiental, estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implantação, bem como suprindo o requerente com parâmetros para lançamento de efluentes líquidos e gasosos, resíduos sólidos, emissões sonoras, além de exigir a apresentação de propostas de medidas de controle ambiental em função dos possíveis impactos ambientais a serem gerados.
- Licença de Instalação (LI): autoriza a instalação do empreendimento, atividade ou obra de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, fixando cronograma para execução das medidas mitigadoras e da implantação dos sistemas de controle ambiental.
- Licença de Operação (LO): autoriza a operação da atividade, obra ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento das medidas de controle ambiental e condicionantes determinadas nas licenças anteriores.
Fonte: https://pnla.mma.gov.br/etapas-do-licenciamento
Caso alguém possa esclarecer, ficaria agradecido!
Será que essa foi uma das anuladas?
Gabarito: ERRADO
A LO é emitida após a construção do empreendimento. Ou seja, é posterior a obra.
Essa licença funciona como um "autorizador" da atividade ou serviço.
Pela Resolução Conama 237/1997:
"O prazo de validade da Licença de Operação (LO) deverá considerar os planos de controle ambiental e será de, no mínimo, 4 (quatro) anos e, no máximo, 10 (dez) anos."
O item está incorreto. Em projetos que são considerados potencialmente poluidores, o início da obra não está condicionado à obtenção da licença de operação. Na verdade, a sequência típica é a seguinte:
- Licença Prévia (LP): Esta é a primeira fase do licenciamento e é concedida na etapa de planejamento do empreendimento, antes do início das obras. Nessa fase, são avaliados os impactos ambientais e definidas as medidas mitigadoras.
- Licença de Instalação (LI): A LI é a segunda fase, e sua concessão autoriza o início efetivo das obras. Antes de iniciar a construção, o empreendedor deve comprovar que as condições estabelecidas na Licença Prévia foram atendidas.
- Licença de Operação (LO): A fase final do licenciamento é a emissão da Licença de Operação, que autoriza o funcionamento do empreendimento após verificar o cumprimento das condicionantes estabelecidas na Licença de Instalação.
Portanto, a obra não precisa esperar pela Licença de Operação para ser iniciada, mas sim pela Licença de Instalação
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo