As interações farmacodinâmicas são as que se fazem entre doi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1902496 Farmácia
As interações farmacodinâmicas são as que se fazem entre dois ou mais fármacos, através dos seus próprios mecanismos de ação, ou competindo junto aos receptores específicos ou independentemente de receptores.
Avalie se as afirmativas a seguir, relativas ao tema, são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O uso concomitante de ácido acetil-salicílico e espironolactona reduz o efeito diurético do segundo.
( ) O uso concomitante de ampicilina e fenilbutazona diminui o efeito do antimicrobiano.
( ) O uso de Penicilina G com probenecida potencializa o efeito do antimicrobiano.
( ) O uso concomitante de clorpropamida e anticoagulantes orais pode provocar hiperglicemia no paciente.
As afirmativas são respectivamente
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Discordo do gabarito.

Os AINES reduzem os efeitos anti-hipertensivos dos diuréticos e de TODOS os outros anti-hipertensivos.

e

O principal efeito adverso da CLORPROPRAMIDA (sulfonilureia) é a HIPOglicemia, sendo potencializado se administrada com outros medicamentos, dentre eles os anticoagulantes.

Clorpropramida:

Os produtos abaixo podem levar à hipoglicemia:

A ação hipoglicemiante das sulfoniluréias pode ser potencializada por alguns fármacos, incluindo fármacos antiinflamatórios não-esteróides e outros agentes que são altamente ligados a proteínas, salicilatos, sulfonamidas, cloranfenicol, probenecida, cumarínicos, inibidores da monoaminoxidase e agentes bloqueadores beta-adrenérgicos.  

Os produtos abaixo podem levar à hiperglicemia:

Alguns fármacos tendem a produzir hiperglicemia levando à perda de controle. Esses fármacos incluem as tiazidas e outros diuréticos, corticosteróides, fenotiazinas e agentes derivados da tiróide, estrogênios, contraceptivos orais, fenitoína, ácido nicotínico, simpatomiméticos, agentes bloqueadores dos canais de cálcio e isoniazida. 

Acredito que a interação da clorpropramida relatada gere quadro de hipoglicemia e não hiper, concordo com a colega Antonia

(V) O uso concomitante de ácido acetil-salicílico e espironolactona reduz o efeito diurético do segundo. O uso concomitante de AINEs e diuréticos poupadores de potássio pode resultar em eficácia diurética reduzida, hipercalemia ou possível nefrotoxicidade. O possível mecanismo de ação se deve pela diminuição das prostaglandinas causada pelos AINEs, as quais regulam o fluxo sanguíneo renal (MICROMEDEX). (F) O uso concomitante de ampicilina e fenilbutazona diminui o efeito do antimicrobiano. O uso de probenecida e fenilbutazona levam à diminuição da excreção de ampicilina, portanto aumenta o tempo de meia vida do fármaco no organismo, elevando seu efeito (bula do medicamento) (V) O uso de Penicilina G com probenecida potencializa o efeito do antimicrobiano. Pelo mesmo motivo da ampicilina. (F) O uso concomitante de clorpropamida e anticoagulantes orais pode provocar hiperglicemia no paciente. A ação hipoglicemiante das sulfonilureias pode ser potencializada por alguns fármacos, incluindo fármacos anti-inflamatórios não esteroides e outros agentes que são altamente ligados a proteínas, salicilatos, sulfonamidas, cloranfenicol, probenecida, cumarínicos, inibidores da monoaminoxidase e agentes bloqueadores beta-adrenérgicos. Quando tais fármacos são administrados a um paciente recebendo clorpropamida, o mesmo deve ser observado atentamente quanto à hipoglicemia. Quando tais fármacos são retirados de um paciente recebendo clorpropamida, este deve ser cuidadosamente observado quanto à perda de controle (hiperglicemia).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo