Acerca dos princípios da seguridade social e da previdência ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3258359 Direito Previdenciário
Acerca dos princípios da seguridade social e da previdência complementar dos servidores públicos, julgue o item a seguir.  

Os servidores públicos federais titulares de cargos efetivos do Poder Executivo são segurados obrigatórios do regime de previdência complementar administrado pela Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (FUNPRESP-EXE).
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão pede o conhecimento acerca do regime complementar de Previdência Social, veja que a previdência será organizada sob a forma do Regime Geral de Previdência Social, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, de acordo com o art. 201 da CF.
Mas o regime de previdência privada, de caráter complementar e organizado de forma autônoma em relação ao regime geral de previdência social, será facultativo, baseado na constituição de reservas que garantam o benefício contratado, e regulado por lei complementar, de acordo com o art. 202, caput da Constituição.
Dessa forma, os servidores públicos federais titulares de cargos efetivos do Poder Executivo são segurados obrigatórios do RPPS (regime próprio de previdência social), o regime complementar é facultativo.

Gabarito da professora: Errado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Facultativo regime de previdencia complementar.

Os servidores públicos federais titulares de cargos efetivos do Poder Executivo são segurados obrigatórios do regime de previdência complementar administrado pela Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (FUNPRESP-EXE).

São segurados obrigatórios do RPPS (regime próprio da previdência social). O regime complementar é facultativo.

Servidores efetivos com vínculo com a união, estados, municípios e suas autarquias são vinculados ao RPPS. Cargo em comissão RGPS.

Rpps e não regime complementar

Art. 202. O regime de previdência privada, de caráter complementar e organizado de forma autônoma em relação ao regime geral de previdência social, será facultativo, baseado na constituição de reservas que garantam o benefício contratado, e regulado por lei complementar.

NÃO é obrigatório!

Desde a criação da FUNPRESP (em 2013), os servidores federais concursados que entraram depois da reforma da previdência (e ganham acima do teto do INSS) têm a opção de aderir à previdência complementar, mas isso é facultativo, ou seja, é uma escolha, não uma obrigação.

Eles só são obrigatoriamente segurados do RPPS (Regime Próprio de Previdência dos Servidores).

A FUNPRESP é opcional para quem quiser ganhar aposentadoria acima do teto.

❌ Então a questão está ERRADA.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo