“A administração de medicamentos por via parenteral corresp...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1902497 Farmácia
“A administração de medicamentos por via parenteral corresponde à utilização de uma via de acesso que possibilita a administração de medicamentos a espaços internos do organismo, e as misturas intravenosas são soluções compostas de um ou mais aditivos diluídos em soluções parenterais.” (Storpitis et al. Farmácia Clinica e Atenção Farmacêutica.)
Com relação a este tema, assinale a afirmativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Soluções hipertônicas: podem causar sensação de ardor ou dano ao endotélio dos vasos (flebite).

Soluções hipotônicas: podem acarretar na lise das hemácias.

Na infusão intermitente, o paciente normalmente recebe a solução injetável com medicamentos ou eletrólitos adicionados, por curtos períodos de tempo, seguidos de períodos sem infusão.

Soluções de Ringer e Ringer com lactaco:são utilizadas primariamente para reposição hidroeletrolítica. Elas contêm os eletrólitos primários encontrados no plasma.

Nível de Risco 1 - Baixo Risco: processos de preparo utilizam componentes (aditivos e soluções parenterais) e dispositivos de transferência estéreis, sendo permitidos, no máximo, até três aditivos por mistura.

Nível de Risco 2 - Médio Risco: Os produtos passam por numerosas e complexas manipulações de componentes estéreis (acima de três aditivos), aumentando o risco de contaminação do produto final.

Nível de Risco 3 - Alto Risco: oferecem alto risco ao paciente por utilizarem componentes não-estéreis em seu preparo.

Essas manipulações exigem o uso de uma capela de fluxo laminar (classe 100) em um ambiente classe 10.000 (sala limpa) e uma ante-sala classe 100.000. Ex. de produtos estéreis com nível de risco 3 são:

• solução de morfina preparada a partir de pó ou comprimidos;

• nutrição parenteral preparada a partir de aminoácidos desidratados;

• misturas intravenosas esterilizadas por filtração final.

MANIPULAÇÃO DE ANTINEOPLÁSICOS: devem ser manipulados em capela de fluxo laminar (ou equipamento de ar limpo) de segurança biológica classe II B2 com 100% de exaustão externa.

O erro da letra B é que a solução de Ringer Lactato não tem glicose em sua composição.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo