A farmacocinética não-linear se apresenta como um desafio pa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1902498 Farmácia
A farmacocinética não-linear se apresenta como um desafio para o uso eficaz e seguro de medicamentos. Avalie se, para realizarmos o ajuste de dose para um paciente sob tratamento com um fármaco que siga essa cinética, os seguintes métodos estão corretos:
I. Aquele em que o ajuste é realizado somente com dados do paciente.
II. Aquele em que os dados do paciente são interpolados em sistemas (nomogramas), cujas constantes foram obtidas por meio de dados populacionais.
III. Devem-se considerar que, no estado de equilíbrio, o que entra no organismo pela administração da dose é igual ao que é eliminado. No entanto, a velocidade de eliminação (expressa em dose diária) é diferente da velocidade de administração (dose diária).
Está correto o que se afirma em 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão demanda conhecimentos sobre tópico de farmacocinética


Cabe lembrar que, na cinética não linear, também chamada de cinética de ordem zero ou, ainda, de cinética de saturação, a enzima é saturada pela concentração elevada de fármaco livre, e a velocidade da biotransformação/eliminação permanece em quantidade constante por unidade de tempo. Isto é, não depende do tempo nem da concentração da substância. É menos comum e ocorre, por exemplo, com o etanol e com fármacos como o ácido acetilsalicílico (AAS) e a fenitoína. 


Neste sentido, STORPIRTIS et al. (2011) estabeleceu métodos para calcular a individualização da dose para um paciente sob tratamento com um fármaco que apresenta cinetica não linear:


“Para realizar o ajuste de dose deve-se optar por um dos seguintes métodos: 

  • Aquele em que o ajuste é realizado somente com dados do paciente 
  • Aquele em que os dados do paciente são interpolados em sistemas (nomogramas), cujas constantes foram obtidas por meio de dados populacionais

Além disso, devem-se considerar os seguintes conceitos: 

  • No estado de equilíbrio, o que entra no organismo pela administração da dose é igual ao que é eliminado
  • Nesse caso, a velocidade de eliminação (expressa em dose diária) é igual à velocidade de administração (dose diária).” [1]



O comando da questão solicita avaliar os itens a seguir, considerando ajuste de dose para um paciente sob tratamento com um fármaco com cinética não linear.


I. Aquele em que o ajuste é realizado somente com dados do paciente.

CORRETO. Como visto, para realizar o ajuste de dose para um paciente sob tratamento com um fármaco que siga a cinética de não linear, o ajuste “realizado somente com dados do paciente” é um dos métodos propostos por STORPIRTIS et al. (2011). Neste sentido, para proceder ao estabelecimento da dose somente com dados do paciente, como no caso da fenitoína, que é um fármaco de cinética não linear, sugere-se que o ajuste de dose com base em duas concentrações em estado estacionário apresenta maiores probabilidades de proporcionar dados mais exatos e específicos para o paciente. 


II. Aquele em que os dados do paciente são interpolados em sistemas (nomogramas), cujas constantes foram obtidas por meio de dados populacionais.

CORRETO. Esta assertiva condiz como um dos métodos propostos por STORPIRTIS et al. (2011), para realizar o ajuste de dose para um paciente sob tratamento com um fármaco que siga a cinética de não linear. Inclusive, é uma alternativa que pode ajudar na decisão de ajuste de dose, em opção àquela referida no item I. O emprego de nomogramas é utilizado para ajustar doses com dados populacionais e apresenta a vantagem de utilizar apenas um dado de concentração plasmática obtido em estado de equilíbrio (Css). Como exemplo, cita-se o nomograma orbital para o ajuste de dose de fenitoína.


III. Devem-se considerar que, no estado de equilíbrio, o que entra no organismo pela administração da dose é igual ao que é eliminado. No entanto, a velocidade de eliminação (expressa em dose diária) é diferente da velocidade de administração (dose diária).

INCORRETO. A concentração no estado de equilíbrio (Css) é alcançada quando a velocidade de eliminação é igual à de administração, de modo que a concentração no plasma e nos tecidos fique relativamente constante. Quando se considera que, no estado de equilíbrio, o que entra no organismo pela administração da dose é igual ao que é eliminado; neste caso, a velocidade de eliminação (expressa em dose diária) é igual à velocidade de administração (dose diária). 


Portanto, está correto o que se afirma em I e II, apenas; e o gabarito é a alternativa B.


GABARITO DO PROFESSOR: B.

GABARITO DA BANCA: B.


REFERÊNCIA


[1] STORPIRTIS, S; GAI, MN; CAMPOS, DR; GONÇALVES, JE. Farmacocinética Básica e Aplicada. Guanabara Koogan, 2011.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

COMO CALCULAR A INDIVIDUALIZAÇÃO DA DOSE PARA UM PACIENTE SOB TRATAMENTO COM UM FÁRMACO QUE APRESENTA CINETICA NÃO LINEAR?

Para realizar o ajuste de dose deve-se optar por um dos seguintes métodos:

• Aquele em que o ajuste é realizado somente com dados do paciente

• Aquele em que os dados do paciente são interpolados em sistemas (nomogramas), cujas constantes foram obtidas por meio de dados populacionais.

Além disso, devem-se considerar os seguintes conceitos:

• No estado de equilíbrio, o que entra no organismo pela administração da dose é igual ao que é eliminado.

• Nesse caso, a velocidade de eliminação (expressa em dose diária) é igual à velocidade de administração (dose diária). 

CORRETAS: I, II

Cinética não linear

Cinética não linear = cinética de ordem zero >> ou seja, a eliminação do fármaco é constante, não depende da dose. Eliminação/ Velocidade é constante.

  • No entanto, a velocidade de eliminação (expressa em dose diária) é diferente da velocidade de administração (dose diária).

É IGUALLLL !!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo