A naltrexona é um antagonista opioide utilizado para atenuar...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1814158 Farmácia
     Em um ensaio clínico randomizado, duplo-cego e placebo-controlado com o objetivo de avaliar a eficácia da naltrexona com intervenção breve em pacientes com dependência de álcool, foi utilizada uma amostra de 71 pacientes dependentes de álcool divididos randomicamente em dois grupos: um recebeu naltrexona e outro, placebo. Ambos os grupos de tratamento receberam intervenção breve. 

Castro & Laranjeira. Jornal Brasileiro de Psiquiatria.
2009; 58(2): 79- 85 ( com adapt ações).

Tendo o fragmento de texto precedente como referência, julgue o item subsequente, a respeito dos diversos aspectos a ele relacionados.
A naltrexona é um antagonista opioide utilizado para atenuar ou bloquear os efeitos subjetivos dos opioides.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Efeitos subjetivos? Alguém me ajuda nessa?

Certa: A Naltrexona é um antagonista de opióides que bloqueia reversivelmente os efeitos subjetivos (efeitos de abstinência) dos opióides administrados por via endovenosa.

CESPE, como sempre, tentando dificultar coisas fáceis: eu nunca vi essa terminologia de efeitos subjetivos. Mas, como a alternativa foi dada como certa, pela lógica, dá pra inferir que seriam os efeitos psicológicos decorrentes da abstinência.

A naltrexona é um antagonista opioide que pode ser utilizada no tratamento de intoxicações e auxiliar no tratamento de dependentes, prevenindo a recidiva em pacientes destoxificados após o abuso de opioides.

Efeitos subjetivos ... Só a CESPE mesmo, como sempre ...

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo