A naltrexona é um antagonista opioide utilizado para atenuar...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para compreender e resolver a questão proposta, é essencial ter conhecimento sobre a naltrexona e seu mecanismo de ação, bem como os conceitos básicos sobre ensaios clínicos, especificamente os que são randomizados, duplo-cegos e placebo-controlados.
A questão apresenta uma afirmação sobre a naltrexona, mencionando que ela é um antagonista opioide utilizado para atenuar ou bloquear os efeitos subjetivos dos opioides.
Alternativa correta: C - certo.
Justificativa: A naltrexona é, de fato, um antagonista opioide. Isso significa que ela se liga aos receptores opioides sem ativá-los, bloqueando a ação de substâncias que normalmente se ligariam a esses receptores, como a morfina ou a heroína. Essa propriedade faz com que a naltrexona seja eficaz em atenuar ou bloquear os efeitos dos opioides, sendo utilizada no tratamento da dependência de álcool, como mencionou o ensaio clínico do texto de apoio.
No contexto do estudo mencionado, a naltrexona foi usada para avaliar sua eficácia em pacientes com dependência de álcool, demonstrando seu papel terapêutico em situações de dependência química.
A alternativa E - errado, se referiria a uma afirmação que não condiz com a descrição farmacológica da naltrexona. Como a questão não apresenta uma alternativa E, podemos concluir que a afirmação apresentada está correta e é bem fundamentada pelo conhecimento farmacológico.
Portanto, a resposta correta é C, pois a naltrexona é, comprovadamente, um antagonista opioide utilizado para o propósito mencionado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Efeitos subjetivos? Alguém me ajuda nessa?
Certa: A Naltrexona é um antagonista de opióides que bloqueia reversivelmente os efeitos subjetivos (efeitos de abstinência) dos opióides administrados por via endovenosa.
CESPE, como sempre, tentando dificultar coisas fáceis: eu nunca vi essa terminologia de efeitos subjetivos. Mas, como a alternativa foi dada como certa, pela lógica, dá pra inferir que seriam os efeitos psicológicos decorrentes da abstinência.
A naltrexona é um antagonista opioide que pode ser utilizada no tratamento de intoxicações e auxiliar no tratamento de dependentes, prevenindo a recidiva em pacientes destoxificados após o abuso de opioides.
Efeitos subjetivos ... Só a CESPE mesmo, como sempre ...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo