Assinale a alternativa que apresenta a figura de linguagem ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅ Gabarito: C
✓ Carlos Ghosn arrumou para a cabeça. Em sua primeira aparição pública depois da detenção em novembro, o executivo franco-brasileiro rebateu as acusações de fraudes na Nissan – mas vai continuar preso.
➥ A metonímia se refere ao uso da parte pelo todo ou vice-versa. No caso, utilizou-se o todo (=a marca) para se referir à parte.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Metonímia: emprego de uma palavra por outra, mantendo uma relação de proximidade com o referente da palavra substituída.
exemplos:
ler Machado de Assis
ouvir Racionais
Em palavras breves, as figuras de linguagem são recursos expressivos utilizados com objetivo de gerar efeitos no discurso. Dentro do extenso grupo em que se arrolam esses recursos, existem quatro subdivisões: figura de palavra, figura de construção, figura de sintaxe e figura de som. Inspecionemos o trecho do enunciado:
"Carlos Ghosn arrumou para a cabeça."
O fragmento em destaque, a rigor, afigura-se uma metáfora já desgastada pelo uso. Diz-se "arrumar para a cabeça" quando alguém implica em dificuldades, embaraçamento. Mais a fundo, a personagem Carlos Ghosn não arrumou problema para a cabeça, e sim para si próprio. Há, portanto, uma metonímia, porque se recorreu a uma parte para se referir ao todo.
a) Antítese
Incorreto. É a contraposição de uma palavra ou frase a outra de significação oposta. Ex.: "Amigos e inimigos estão, amiúde, em posições trocadas." (Rui Barbosa)
b) Aliteração
Incorreto. É a repetição de fonema, vocálico (em relação a vogais) ou consonântico (em relação a consoantes), igual ou parecido, para descrever ou sugerir acusticamente o que temos em mente e expressar, quer por meio de uma só palavra, quer por unidades mais extensas. Exs.:
"Bramindo o negro mar, de longe brada." (Luís de Camões)
"Vozes veladas, veludosas vozes [...]" (Cruz e Sousa)
"Boi bem bravo. Bate baixo, bota baba, boi berrando." (Guimarães Rosa)
c) Metonímia
Correto. Vide detalhamento inicial;
d) Eufemismo
Incorreto. É o emprego de uma palavra ou expressão branda para se evitar o teor desagradável da mensagem. Ex.: “Agora que o meu pobre amigo jaz a dormir o derradeiro sono.” (Monteiro Lobato)
Letra C
Assertiva C
linguagem utilizada no título do texto. Metonímia.
"Arrumou para cabeça " não se configura uma figura de linguagem?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo