Em 2017, houve uma série de rebeliões de detentos em Roraima...
Em 2017, houve uma série de rebeliões de detentos em Roraima, em Minas Gerais, em Santa Catarina, no Amazonas, no Paraná e no Rio Grande do Norte. Essas ocorrências demonstram a séria crise do sistema prisional brasileiro. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
I A população carcerária brasileira é composta em sua totalidade por detentos que cumprem penas já sentenciadas pela justiça.
II Um dos problemas dos presídios brasileiros é a superlotação, resultante de políticas de segurança ineficazes e da falta de celeridade da justiça.
III As referidas rebeliões ocorreram devido às precárias condições e falhas do sistema carcerário, não guardando relação com disputas entre grupos do crime organizado de outras regiões do país.
IV Para assegurar o controle do sistema carcerário, a privatização ou terceirização dos presídios tem sido apresentada como opção para solucionar a atual crise desse sistema.
Estão certos apenas os itens
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (20)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I A população carcerária brasileira é composta em sua totalidade por detentos que cumprem penas já sentenciadas pela justiça. ERRADO
Cerca de 40% das pessoas que estão presas no Brasil sequer foram julgadas na primeira instância, aponta levantamento feito pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Revista Consultor Jurídico, 26 de abril de 2016, 10h00
a III só marcaria quem sequer lê uma noticía, o grande problema é justamente a briga entre facções. Esse é o nosso brasil, onde o preso não está bem "preso", e sim ganhou um escritório, além de mais tranquilidade para trabalhar.
Acerca da questao I --> Segundo o Infopen, cerca de 40% das pessoas que estão presas no Brasil sequer foram julgadas na primeira instância.
Questão III --> O procurador de Justiça Márcio Sergio Christiano, autor do livro "Por dentro do crime: corrupção, tráfico, PCC", publicou artigo no Conjur avaliando que as más condições e superlotações em unidades prisionais não são responsáveis diretas pelos massacres que têm ocorrido em vários estados. Segundo ele, o crescimento do PCC impõe uma guerra com outras facções pelo controle do tráfico, inclusive a nível internacional, e isso tem gerado a matança que assistimos com mais intensidade desde a virada do ano.
Gabarito B
I - A população carcerária brasileira é composta em sua totalidade por detentos que cumprem penas já sentenciadas pela justiça. (ERRADA)
Cerca de 40% das pessoas que estão presas no Brasil sequer foram julgadas na primeira instância, aponta levantamento feito pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). São quase 250 mil presos provisórios, diz o novo relatório Infopen.
III As referidas rebeliões ocorreram devido às precárias condições e falhas do sistema carcerário, não guardando relação com disputas entre grupos do crime organizado de outras regiões do país. (ERRADA)
Brigas entre facções tem sim relação com as rebeliões
INFOPEN 2017: 726.712 pessoas privadas de liberdade (terceiro lugar no ranking dos países que mais prendem no mundo).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo