“A impessoalidade é um recurso de natureza linguístico-discu...
(Vidon, 2012, p. 423.)
Com base no texto anterior, assinale a única alternativa que NÃO apresenta uma marca de pessoalidade.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: B
Resolvi com base no conhecimento do princípio da impessoalidade. Ser impessoal significa agir de forma neutra, sem opiniões pessoais, então assinalei a única alternativa que trazia um trecho sem a participação do autor. Ah, lembrei também do ensino médio, que a professora sempre dizia para não começar a dissertação com pronome pessoal rs.
A) “Como práxis, nas aulas iniciais, ensinamos(=Nós ensinamos --> 1ª pessoa do plural, portanto marca de pessoalidade) o verbo ‘ser’ e ‘estar’; para nós brasileiros, o famoso e enfadonho verbo to be das aulinhas de inglês.” (2º§)
B) “Nos últimos dias tive (=Eu tive --> 1ª pessoa do singular, portanto marca de pessoalidade) uma experiência muito gratificante cumprindo o meu papel de professora de língua portuguesa – sim, gosto de enfatizar que dou aula de língua e não de gramática da língua.” (1º§)
C) “Porém, os gramáticos que elaboram tais manuais afirmariam categoricamente: ensinar português para estrangeiros é diferente de ensinar português a uma criança nativa, afinal, ela já sabe português.” (6º§) (=Os gramáticos elaboram => não há pessoalidade do autor).
D) “O nosso (=pronome possessivo --> marca de pessoalidade) olhar para com os fenômenos linguísticos se compara ao estudo de um biólogo ou de um botânico, que não diz que aquela flor é mais ou menos bela por causa do formato das pétalas ou da coloração.” (7º§)
Erros, avisem-me.
GABARITO - C
A) (NÓS ) ensinamos o verbo ‘ser’ e ‘estar ....
B) ( EU ) tive sim ( EU ) gosto de enfatizar que dou aula de língua e não de gramática da língua.” (1º§)
D) O nosso olhar (...)
A impessoalidade é marcada pela conjugação verbal na terceira pessoa.
Gab.: C
Olhar os verbos, a única alternativa onde ele não estão em primeira pessoa do singular (eu ) é a letra C
Pessoalidade vem de min, o que eu sei, o que eu acho, o que eu quero.
Impessoalidade vem daquilo que é, que está além do meu querer, seguindo o ''Fluxo''.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo