Os fármacos de ação longa são administrados em doses progre...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1902507 Farmácia
Os fármacos de ação longa são administrados em doses progressivamente decrescentes a pacientes durante a abstinência da dependência fisiológica de etanol ou de outros sedativos-hipnóticos.
Dos fármacos listados a seguir, assinale o que é usado por via parenteral para suprimir os sintomas do delirium tremens.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Delirium tremens é uma reação adversa relacionada à Síndrome de Abstinência Alcoólica, logo, administrando um BZD é possível tratar tal condição, devido à sua ação depressora do SNC. Lembremos que, nesse caso, o uso de um antagonista BZD, como o flumazenil, pode agravar o quadro

A má fé aqui, foi relacionar o uso parenteral de uma molécula que apenas existe em outros países, o que não é o caso do nosso!

GABARITO LETRA D!

Delirium tremens é um sintoma da abstinência alcoólica. Nesse caso o Lorazepam seria uma das primeiras escolhas.

Sobre o Flumazenil, ele é antagonista dos BZD. É usado quando há um super dosagem de BZD.

Delirium tremens é uma reação adversa relacionada à Síndrome de Abstinência Alcoólica, logo, administrando um BZD é possível tratar tal condição, devido à sua ação depressora do SNC. Lembremos que, nesse caso, o uso de um antagonista BZD, como o flumazenil, pode agravar o quadro

Só complementando: Os BZDs são os mais utilizados nesses casos não somente por ter ação depressora no SNC, mas também por atuar no mesmo receptor do Etanol, o GABAa. Ainda, dentre os BZDs, o Lorazepam é o mais indicado visto que não sofre reação da fase I de biotransformação, evitando assim maior hepatoxicidade (sobrecarrega menos o fígado), bem como não ter seu metabolismo acelerado pela ação indutora enzimática proveniente do Etanol.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo