A filtração lenta é um processo de tratamento de água que n...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2114496 Engenharia Civil
A respeito das obras de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgotos, julgue o item a seguir.  
A filtração lenta é um processo de tratamento de água que não requer o uso de coagulantes nem de equipamentos sofisticados para o seu controle. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A Estação de Tratamento de Água (ETA) é a instalação onde a água captada dos mananciais passa por processos físico-químicos para atender aos padrões de potabilidade. Os processos convencionais de tratamento são:

 

- coagulação, que ocorre na etapa de mistura rápida pela adição de um agente coagulante, geralmente em uma calha Parshall;

 - floculação química, que ocorre na etapa de mistura lenta, em floculadores hidráulicos ou mecânicos;

- decantação, que ocorre nos decantadores;

- filtração, que ocorre nos filtros, geralmente do tipo leito; e

- desinfecção química, geralmente pela adição de cloro.

 

A filtração, de modo geral, visa remover materiais em suspensão por meio da passagem da água por leitos porosos. A filtração lenta se destaca pela sua capacidade eficaz de eliminar bactérias, ainda que requeira um período de tempo mais longo para ser concluída. Em contrapartida, a filtração rápida, como o próprio nome indica, é mais ágil, mas possui uma eficiência inferior.

 

Em especial, a filtração lenta não exige a utilização de coagulantes ou a utilização de equipamentos sofisticados para o seu controle. Visto isso, tem-se que a afirmativa da questão está correta.

 

Gabarito do professor: certo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A filtração lenta é um tratamento simplificado no qual a água passa por um meio filtrante de granulometria fina, em baixa velocidade de escoamento, onde a purificação é resultado principalmente de mecanismos biológicos, mas também físicos e químicos.

Na filtração lenta, a água é passada através de uma camada de areia, cascalho e carvão ativado para remover partículas, bactérias, vírus e alguns compostos orgânicos dissolvidos. Esse processo não requer coagulantes, como sulfato de alumínio, que são comumente utilizados em outros métodos de tratamento de água, como a coagulação-floculação.

Além disso, a filtração lenta é um processo relativamente simples e robusto, que não requer equipamentos sofisticados para controle. O sistema de filtração é geralmente composto por tanques ou caixas de filtração preenchidos com os materiais filtrantes mencionados.

Portanto, o item está correto ao afirmar que a filtração lenta é um processo de tratamento de água que não requer o uso de coagulantes nem de equipamentos sofisticados para o seu controle.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo