No trecho “Para evitar que apareçam efeitos adversos decorr...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (29)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão exigiu conhecimento em análise sintática. Vejamos:
No trecho “Para evitar que apareçam efeitos adversos decorrentes do bloqueio da produção de folato, recomenda-se que o paciente tome suplementos de ácido folínico”, o trecho destacado exerce a função sintática de:
No trecho há um verbo transitivo direto com partícula apassivadora indicando a voz passiva, basta trocar o termo que inicia pela partícula “que” por “isso”.
Recomenda-se isso.
Agora para ficar mais claro, é só adicionar um verbo e passar para a voz passiva analítica.
Isso é recomendado/ Que o paciente tome suplementos de ácido folínico é recomendado.
Ou seja, o termo sublinhado funciona como sujeito do verbo “recomenda-se”. Vocês devem estar se perguntando, mas cadê o objeto direto já que o verbo é transitivo direto. Então, na voz passiva o sujeito e o objeto direto se confundem, mas a classificação real é de sujeito nesse caso.
Gabarito: E
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Basta colocar o verbo na voz passiva analítica e por a frase na ordem direta que fica clara a função sintática do termo destacado.
Vide.
Voz passiva analítica: "é recomendado"
Ordem direta (sujeito + verbo) "que o paciente tome suplementos de ácido folínico é recomendado."
t.me/questaofederal
- Objeto indireto: é o complemento de um verbo transitivo indireto, que precisa de uma preposição para se ligar ao verbo. Ele indica o ser para o qual se dirige a ação verbal. Por exemplo: Ela gosta **de chocolate**. (O objeto indireto é "de chocolate", que completa o sentido do verbo "gostar".)
- Adjunto adverbial: é o termo que modifica o verbo, o adjetivo ou o advérbio, indicando uma circunstância de tempo, modo, lugar, causa, finalidade, etc. Ele pode ser representado por um advérbio, uma locução adverbial ou uma oração subordinada adverbial. Por exemplo: Ele chegou **cedo**. (O adjunto adverbial é "cedo", que modifica o verbo "chegar", indicando uma circunstância de tempo.)
- Objeto direto: é o complemento de um verbo transitivo direto, que não precisa de preposição para se ligar ao verbo. Ele indica o ser sobre o qual recai a ação verbal. Por exemplo: Ela comeu **uma maçã**. (O objeto direto é "uma maçã", que completa o sentido do verbo "comer".)
- Complemento nominal: é o termo que completa o sentido de um substantivo, um adjetivo ou um advérbio, por meio de uma preposição. Ele indica o ser que recebe ou sofre a ação expressa pelo nome. Por exemplo: Ela tem medo **de aranhas**. (O complemento nominal é "de aranhas", que completa o sentido do substantivo "medo".)
- Sujeito: é o termo sobre o qual se declara algo na oração. Ele concorda em número e pessoa com o verbo. Ele pode ser simples, composto, oculto, indeterminado ou inexistente. Por exemplo: **Os alunos** estudaram muito. (O sujeito é "os alunos", que concorda com o verbo "estudaram" e sobre os quais se declara algo na oração.
Origem: conversa com o Bing, 11/10/2023
(1) Termos Integrantes da Oração - Toda Matéria. https://www.todamateria.com.br/termos-integrantes-da-oracao/.
(2) Termos Constituintes da Oração - Toda Matéria. https://www.todamateria.com.br/termos-constituintes-da-oracao/.
(3) Qual a diferença entre adjunto adverbial e objeto indireto?. https://todasasrespostas.com/qual-a-diferenca-entre-adjunto-adverbial-e-objeto-indireto.
(4) Tipos de sintagmas - Brasil Escola. https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/tipos-sintagmas.htm.
(5) Complemento Nominal X Objeto Indireto: Qual a diferença? - Gabarite. https://gabarite.com.br/dica/554-complemento-nominal-x-objeto-indireto-qual-a-diferenca.
eu desisto dessa matéria
letra E sujeito
VTD + SE (PARTICULA APASSIVADORA OU PRONOME APASSIVADOR)= O ''OBJETO DIRETO'' VIRA SUJEITO PACIENTE
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo