Acerca do abscesso hepático bacteriano, assinale a alternati...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: IADES Órgão: EBSERH Prova: IADES - 2014 - EBSERH - Médico - Hepatologia |
Q2915412 Medicina
Acerca do abscesso hepático bacteriano, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é: E) São exemplos de disseminação que podem ensejar um abscesso hepático bacteriano: disseminação de infecções das vias biliares, diverticulite, apendicite e endocardite bacteriana.

Justificativa: Abscessos hepáticos bacterianos podem ocorrer devido à disseminação de infecções de outras partes do corpo, como infecções das vias biliares, diverticulite, apendicite e endocardite bacteriana. Essas infecções podem se espalhar para o fígado através da corrente sanguínea ou linfática, levando à formação de um abscesso.

Análise das demais alternativas:

  • A) Na ressonância magnética contrastada com gadolínio, os hemangiomas apresentam-se como lesões homogêneas de baixa intensidade em imagens ponderadas em T1 e como lesões hiperintensas, nitidamente demarcadas, em T2: Incorreta. Esta alternativa se refere a hemangiomas cavernosos, não a abscessos hepáticos bacterianos.
  • B) O hemangioma cavernoso é tumor benigno de fígado raro, predominante em indivíduos do sexo masculino e praticamente inexistente em mulheres multíparas: Incorreta. Esta alternativa também se refere a hemangiomas cavernosos, não a abscessos hepáticos bacterianos.
  • C) Ocorre transformação maligna em hemangiomas cavernosos: Incorreta. Hemangiomas cavernosos são tumores benignos e raramente se transformam em malignos.
  • D) Todos os tipos de hemangiomas cavernosos são muito sintomáticos, causando dor, desconforto abdominal, febre, anorexia e perda de peso, e estão associados com a síndrome de Kasabach-Merritt: Incorreta. Hemangiomas cavernosos geralmente são assintomáticos e a síndrome de Kasabach-Merritt está associada a hemangiomas gigantes, não a todos os tipos de hemangiomas cavernosos.
  • E) Na ultrassonografia, aparece como lesões mal delimitadas, homogeneamente hipoecoicas, todavia aparece hiperecoicos, exclusivamente, em fígados gordurosos: Incorreta. Na ultrassonografia, abscessos hepáticos bacterianos aparecem como lesões bem delimitadas e hiperecoicas, independentemente do estado do fígado.

Resumo: Abscessos hepáticos bacterianos podem ocorrer devido à disseminação de infecções de outras partes do corpo, como infecções das vias biliares, diverticulite, apendicite e endocardite bacteriana.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo