Paulo é servidor público e necessita estar em uma outra repa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2274069 Ética na Administração Pública
NOÇÕES DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Paulo é servidor público e necessita estar em uma outra repartição até as 11h para assinar determinado documento; porém, antes disso, terá que atender um cidadão que ficou na fila durante certo tempo para realizar um requerimento de isenção do IPTU estando na data-limite para efetuar tal requisição. Para agilizar a situação e chegar a tempo, Paulo diz que o seu superior determinou o encerramento das entradas de requerimentos, fazendo com que o cidadão tenha que retornar no outro dia, já com o prazo estourado. Diante do caso hipotético e ao enquadrá-lo no Código de Ética do Servidor Público, é possível afirmar que é vedado a Paulo:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central da Questão:

A questão aborda o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, especificamente o comportamento ético que deve ser observado pelos servidores públicos ao lidar com os administrados. Para resolver a questão, é importante ter conhecimento sobre os deveres éticos do servidor público e as proibições contidas no Código de Ética, além de compreender como esses princípios se aplicam em situações práticas do dia a dia administrativo.

Alternativa Correta: A

A alternativa correta é a A. De acordo com o Código de Ética, é vedado ao servidor público usar artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material. No caso apresentado, Paulo impede que o cidadão exerça seu direito de fazer o requerimento ao alegar, de forma inverídica, que o seu superior determinou o encerramento das entradas de requerimentos. Essa ação configura uma tentativa de procrastinação e causa dano ao cidadão, enquadrando-se na proibição mencionada.

Análise das Alternativas Incorretas:

B - Esta alternativa trata do uso de informações privilegiadas para benefício próprio ou de terceiros. Não se aplica ao caso, pois o cenário não envolve o uso de informações internas para ganho pessoal ou de terceiros.

C - Esta alternativa menciona o uso do cargo para obter favorecimento pessoal. Embora Paulo tenha agido inadequadamente, seu comportamento não teve o objetivo de obter favorecimento pessoal direto, mas sim de evitar um atraso. Portanto, não se encaixa nesta proibição.

D - Esta alternativa discute a interferência de interesses pessoais no trato com o público. Enquanto a ação de Paulo foi inadequada, não foi motivada por perseguições, simpatias, ou interesses pessoais diretos, mas sim pela pressa de atender a outra obrigação.

Portanto, a alternativa que melhor descreve a violação ética no caso de Paulo é realmente a A.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB =A

Gabarito Alternativa A

XV - E vedado ao servidor público;

d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;

Para quem ficou em dúvida quanto a alternativa C, comparando:

XV - E vedado ao servidor público;

a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;

C) Usar cargo ou função, facilidades, amizades, falta de tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem

Percebam que a alternativa C está o termo "falta de tempo", porém na letra da lei está apenas "tempo", a banca utilizou isso para pegar candidatos desatentos QUE NÃO DECOROU LETRA POR LETRA DA LEI.

Ridículo, o candidato pode perder o tão sonhado cargo público por que não decorou uma palavra.

Pra mim tem dois gabaritos. A B tb está certa.

oshi, que questao maluca.. todas as opcções ali sao vedadas. que loucura

Galera reclamando, mas a banca diz ( diante do caso concreto)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo