Aquele que demandar por dívida já paga, ficará obrigado a pa...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (14)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão proposta, que trata sobre a responsabilidade civil no contexto de cobrança indevida de uma dívida já paga. Esse tema está ligado à aplicação do Código Civil Brasileiro.
O enunciado menciona que aquele que demandar por dívida já paga, ou seja, cobrar judicialmente um valor que já foi quitado, deve enfrentar uma consequência jurídica.
No Código Civil, mais especificamente no artigo 940, está previsto que aquele que cobrar uma dívida já paga deverá pagar ao devedor o dobro do que houver cobrado, salvo se houver agido de boa-fé.
Justificativa da Alternativa Correta (E):
A alternativa E afirma que o responsável deverá pagar "o dobro do que houver cobrado, salvo se tiver agido de boa-fé". Essa é a alternativa correta, pois se alinha ao que está disposto no artigo 940 do Código Civil, que prevê essa penalidade como forma de proteção ao devedor e penalização ao credor que age de má-fé.
Exemplo Prático:
Imagine que João já pagou uma dívida de R$ 1.000,00 a Maria. Se Maria entra com uma ação cobrando novamente essa dívida e perde, será obrigada a pagar a João R$ 2.000,00, a menos que prove que agiu de boa-fé.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - A alternativa sugere pagar "a metade do que houver cobrado, se tiver agido de boa-fé". Isso está incorreto, pois a legislação não prevê pagamento de metade, mas sim do dobro em caso de má-fé.
B - A alternativa menciona "o equivalente ao que houver cobrado, independentemente de ter agido de boa-fé". Errado, pois a penalidade é o dobro, e a boa-fé pode isentar o credor dessa penalidade.
C - A alternativa propõe "o equivalente ao que houver cobrado, se tiver agido de boa-fé". Também é incorreta, pois o critério é o dobro, não o equivalente.
D - Esta alternativa sugere "o dobro do que houver cobrado, independentemente de ter agido de boa-fé". Está incorreta porque a boa-fé pode sim isentar o credor da penalidade de pagar o dobro.
Para evitar pegadinhas: é importante sempre verificar se a questão menciona a boa-fé, pois ela pode alterar a consequência jurídica, como visto nesta questão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"aquele que demandar por dívida já paga, no todo ou em parte, sem ressalvar as quantias recebidas ou pedir mais do que for devido, ficará obrigado a pagar ao devedor, no primeiro caso, o dobro do que houver cobrado e, no segundo, o equivalente do que dele exigir, salvo se houver prescrição."
Esta questão, além de exigir o conhecimento da lei seca, exige também o conhecimento da Súmula do STF. Acertei a questão porque fui por uma "certa lógica", pois eu não lembrava da súmula.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo