Julgue (C ou E) o item subsecutivo, referente a mercado de t...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q689502 Economia

Julgue (C ou E) o item subsecutivo, referente a mercado de trabalho.

Uma das principais diferenças entre a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-Contínua) — pesquisas periódicas sobre mercado de trabalho no Brasil realizadas pelo IBGE — reside no fato de a PNAD-Contínua ser mais abrangente do ponto de vista geográfico que a PME.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Pesquisa Mensal de Emprego - PME foi encerrada em março de 2016, com a divulgação dos resultados referentes ao mês de fevereiro de 2016.

Seus indicadores, até então disponibilizados para seis Regiões Metropolitanas (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre), foram substituídos pelos indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua, que abrange todo o conjunto do País. Com isso, o IBGE vem atender à demanda de seus usuários por informações conjunturais sobre a força de trabalho com abrangência nacional.

Ao longo dos 36 anos de existência da pesquisa, a PME constituiu uma das principais fontes para o acompanhamento da situação conjuntural do mercado de trabalho, permitindo, com seus resultados, a avaliação constante das flutuações e tendências da força de trabalho nas regiões de abrangência. O encerramento da PME, com a consequente substituição de seus indicadores pelos indicadores da PNAD Contínua, de maior representatividade geográfica, reafirma o compromisso do IBGE com o permanente esforço de aprimoramento das estatísticas produzidas pela Instituição.

Para informações históricas da PME, consultar:

 

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pme/default.shtm (antiga metodologia)

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pme_nova/default.shtm (metodologia em vigor até fevereiro de 2016)

 

FONTE: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pme_nova/default_encerramento.shtm

A PNAD Contínua substituiu a (antiga) PME

 

Complementando o postado anteriormente,

A PNAD Contínua foi implantada, experimentalmente, em outubro de 2011 e, a partir de janeiro de 2012, em caráter definitivo, em todo o Território Nacional. Sua amostra foi planejada de modo a produzir resultados para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Regiões Metropolitanas que contêm Municípios das Capitais, Região Integrada de Desenvolvimento - RIDE Grande Teresina, e Municípios das Capitais. Desde sua implantação, a pesquisa, gradualmente, vem ampliando os indicadores investigados e divulgados.

https://www.ibge.gov.br/estatisticas/multidominio/condicoes-de-vida-desigualdade-e-pobreza/17270-pnad-continua.html?=&t=o-que-e

Have a good study!

GAB: CERTO

Complementando! 

Fonte: Prof. Celso Natale

Com dados coletados a partir de 2012, a PNAD Contínua foi desenhada para ser uma pesquisa trimestral com informações sobre mercado de trabalho do país todo e substituir a PME (Pesquisa Mensal de Emprego). Uma das principais diferenças entre a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) é a amplitude. 

Enquanto  a  PME  entrevista  pessoas  em  44  mil  domicílios  localizados  em  seis  regiões metropolitanas (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre), a Pnad tem uma amostra muito maior: são mais de 200 mil domicílios em mais de 3.500 municípios brasileiros. Portanto, a PNAD é, de fato, mais abrangente. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo