Com base no texto, considere as seguintes afirmativas: 1. A...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q620246 Português
O texto abaixo é referência para a questão. 

    Muitas mulheres, quando entram em uma sala de aula pela primeira vez para ensinar seja Física ou Ciência Política, enfrentam rotineiramente a ridicularização de meninos que simplesmente não conseguem sincronizar a expectativa – uma disciplina encarnada na figura de um homem – e a realidade. Aí começa uma longa jornada de deboches, afrontas e desdéns.
    Mas isso não é observado por todos. Geralmente, é só a professora que sente calada e enxerga com o canto do olho a arrogância do aluno (e da aluna também). As consequências desse ato tão pequeno, mas tão poderoso (que é engendrado por parte de meninos que, na verdade, pouco sabem sobre o que está sendo ensinado), é o desenvolvimento de um processo de autodilaceração, insegurança e até pânico entre as mulheres. O ensino se torna um fardo e uma provação constante.
    Foram tantas as vezes em que eu entrei em sala de aula e, ao falar sobre teoria social, deparei-me com alunos que simplesmente não conseguiam me olhar nos olhos. Mas os problemas não acabam por aí. Salas de professores e corredores universitários são cenários perfeitos para a reprodução do poder masculino. Tente entrar na roda de discussão sobre política ou economia. Não se surpreenda se seus colegas continuarem de costas para você, mais ou menos como acontece quando uma mulher tenta dar uma opinião sobre tática futebolística. Se a mulher levantar a voz para ser ouvida, será chamada de histérica. Mas se ela conseguir entrar na roda dos meninos, não é raro que sua opinião seja desprezada por gestos microscópicos, como a mudança ligeira de assunto. Uma verdadeira máquina de exclusão e de corroer autoestima.
(CartaCapital, 11/08/2015. Adaptado) 
Com base no texto, considere as seguintes afirmativas:

1. A palavra “aí” (linha 3) pode ser substituída por “então”.
2. A expressão “sincronizar a expectativa com a realidade” (linhas 2 e 3) significa ajustar o que acontece de fato ao que se esperava acontecer.
3. O termo “rotineiramente” (linha 2) pode ser substituído por “sistematicamente” sem prejuízo para o sentido da passagem.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Não concordo com o gabarito dado pela banca.

 

Sistematicamente é diferente de rotineiramente....

 

Sistematicamente: De acordo com regras e normas estabelecidas previamente: ela cumpre sistematicamente seus afazeres domésticos.

 

Rotineiramente: Por rotina, por hábito

Concordo plenamente com a opinião da colega Karina Pereira.  A substituição da palavra ROTINEIRAMENTE por SISTEMATICAMENTE altera o sentido do texto.

Pra mim, a alternativa correta deveria ser a letra B.

Essa substituição pode sim ser feita! Veja que era importante atentar para o seguinte: sem prejuízo do "sentido". Quando falamos em corrupção sistêmica no Brasil, o que você entende? É isso: rotineira, como um hábito, quase que regida por uma norma ou regra (o que se aproxima da definição dada pela Karina P.) As três alternativas estão corretas!

Gabarito dado pela banca: Letra E

Esta é uma questão que caberia recurso e passível de anulação, pois entendo que foi parcialmente mal formulada, quando o examinador adotou que sistematicamente pode ser usado no lugar de rotineiramente.

Se analisarmos pelo significado, conforme descrito anteriormente pela colega Karina Pereira, vemos que ambas palavras possuem significados diferentes, porém, se olhar sob a ótica do sentido do texto (coerência) tal qual descrito pelo colega Tulio Alencar, a palavra sistematicamente pode ser usada no lugar de rotineiramente.

Onde estão os professores do QCONCURSOS para comentar? Afffff

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo