Sobre o texto acima, é correto afirmar que o entrevistado:
ISTOÉ: Em mais de uma ocasião, Roberto disse se opor ao fato de o biógrafo lucrar à custa de histórias pessoais. Como o sr. responde a essa alegação?
P. C. A. – Roberto acredita que eu cometi um furto ao me apropriar da história dele, mas não parece compreender que ele é apenas tema de um livro, assim como ele usa Jesus como tema para algumas de suas canções. Para RC, Jesus é patrimônio coletivo, mas a história do próprio Roberto é particular. Ele também já chegou a dizer que os biógrafos se apropriam de uma história pronta, já escrita, como se não houvesse pesquisa, análise, seleção de fatos. Escrever biografia não é fácil. São anos de pesquisa, gasta-se muita sola de sapato. Roberto não tem ideia do que é o trabalho de um biógrafo. Parafraseando Djavan, só eu sei as esquinas que passei para escrever cada parágrafo de “Roberto Carlos em Detalhes”. Não conheço ninguém que sobreviva de fazer biografias. Viver de livro no Brasil é muito difícil. Pago as contas no fim do mês com meu salário de professor.
(Disponível em: <http://www.istoe.com.br/assuntos/entrevista/detalhe/423434_ROBERTO+CARLOS+NAO+VIVE+NO+NOSSO+MUNDO+>
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Para resolver a questão de interpretação de texto apresentada, é importante focar na análise do discurso do entrevistado, Paulo Cesar de Araújo, em relação ao cantor Roberto Carlos e à questão das biografias não autorizadas.
Alternativa Correta: B - "Acredita que nenhuma personalidade é dona da própria história, porque ela é construída coletivamente pela sociedade."
Essa alternativa é correta porque reflete a opinião de Paulo Cesar de Araújo, que afirma que histórias são patrimônios imateriais construídos coletivamente. No texto, ele menciona que Roberto Carlos acredita ter a posse de sua história, enquanto Araújo defende que ela é parte de um patrimônio coletivo. Essa visão do entrevistado é um ponto central do texto.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - "Compara Roberto Carlos a Jesus Cristo, como forma de justificar sua oposição à publicação de sua biografia."
Essa alternativa está incorreta. O entrevistado menciona Jesus apenas para ilustrar que Roberto Carlos usa figuras públicas como temas de suas músicas, mas não há uma comparação direta entre Roberto e Jesus no contexto de justificar a oposição à biografia.
C - "Atribui ao cantor o seu fracasso enquanto biógrafo, o que o obriga a ter de dar aulas para sobreviver."
Essa alternativa é incorreta porque Paulo Cesar de Araújo não atribui seu sucesso ou fracasso financeiro a Roberto Carlos. Ele menciona que viver de livros no Brasil é difícil, mas isso não é colocado como culpa do cantor.
D - "Entende que lucrar com a história de uma personalidade não é errado, desde que a pessoa não sobreviva apenas disso."
Essa alternativa não reflete o texto. Araújo não condiciona o lucro à sobrevivência. Ele defende que a biografia resulta de um trabalho árduo e que a história é um patrimônio coletivo.
E - "Afirma que Roberto Carlos não vive no mesmo mundo que as pessoas normais, e, por isso, não é feliz."
Esta alternativa está incorreta. O entrevistado menciona que Roberto vive em uma "redoma de sucesso e poder", mas não afirma que isso o torna infeliz. A felicidade de Roberto não é discutida no texto.
Para interpretar textos em questões de concurso, é essencial identificar as palavras-chave e os marcadores discursivos que revelam a intenção do autor. Neste caso, expressões como "história é um patrimônio imaterial construído coletivamente" são cruciais para entender a perspectiva do entrevistado.
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Comentários
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Gabarito letra B
O Roberto acha que tem a posse da história, assim como tem a posse de um imóvel, um automóvel, um iate. Nós sabemos que a história é um patrimônio imaterial construído coletivamente, mas na cabeça dele, e estimulado pelos assessores que o cercam, ele acredita que a história é um patrimônio particular.
Porque a letra A está incorreta? - achei que ficou um pouco confusa
extrapolação total.
A alternativa A está errada porque o autor não é contra a publicação, mas sim a favor.
Mas de fato, há uma ambiguidade na escrita, pois "sua posição" pode der tanto do entrevistado como do próprio RC
acredita que nenhuma personalidade é dona da própria história, porque ela é construída coletivamente pela sociedade. alternativa B
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