Um bebê que passou no Teste da Orelhinha, porém apresentou ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C - neuropatia auditiva.
Vamos entender o porquê:
Teste da Orelhinha:
O Teste da Orelhinha, também conhecido como Triagem Auditiva Neonatal, é realizado para detectar problemas auditivos em recém-nascidos. Esse teste utiliza as Emissões Otoacústicas Evocadas (EOA), que verificam a resposta das células ciliadas externas da cóclea. Se o bebê passar nesse teste, isso indica que a cóclea está respondendo normalmente.
No entanto, passar no Teste da Orelhinha não exclui todos os tipos de perda auditiva, pois este teste não avalia a via auditiva até o tronco encefálico.
Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE):
O PEATE, ou BERA (Brainstem Evoked Response Audiometry), é um exame mais detalhado que avalia a integridade da via auditiva até o tronco encefálico. A ausência de ondas no PEATE indica que os sinais auditivos não estão sendo transmitidos corretamente ao longo dessa via.
Agora, vamos justificar as alternativas:
Alternativa C - neuropatia auditiva:
A neuropatia auditiva é caracterizada pela presença de uma função coclear normal (como indicado pela passagem no Teste da Orelhinha), mas com uma disfunção na transmissão dos sinais nervosos no nervo auditivo ou no tronco encefálico. Isso explica a ausência de ondas no PEATE, mesmo com a cóclea funcionando corretamente.
Alternativas incorretas:
A - audição normal: Se o bebê apresentasse audição normal, não haveria ausência de ondas no PEATE. A audição normal implica em resposta adequada tanto no Teste da Orelhinha quanto no PEATE.
B - perda auditiva condutiva: A perda auditiva condutiva afeta a transmissão do som através do ouvido externo e médio, mas não impacta os resultados do PEATE da mesma forma que uma disfunção neural. Além disso, a perda auditiva condutiva geralmente resultaria em falha no Teste da Orelhinha.
D - alteração de tronco encefálico baixo: Embora uma alteração no tronco encefálico possa causar ausência de ondas no PEATE, essa condição não é específica o suficiente. A neuropatia auditiva é um diagnóstico mais preciso, associando a ausência de ondas com a função normal da cóclea.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo