Em seu discurso de posse, o ministro das Relações Exteriores...
Em seu discurso de posse, o ministro das Relações Exteriores, José Serra, afirmou: “Nas políticas de comércio exterior, o governo terá sempre presente a advertência que vem da boa análise econômica”. À luz dessa afirmação e das teorias de comércio internacional, julgue (C ou E) o item subsecutivo.
Segundo uma vertente da teoria neoclássica de comércio internacional, conhecida como Teorema Heckscher-Ohlin-Samuelson, a
eliminação das barreiras ao comércio entre dois países resulta na convergência dos preços de seus fatores de produção.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (12)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Certo
Caso um país se especialize na produção de um bem que utiliza mão de obra de forma intensiva, podemos dizer que haverá maior demanda interna por trabalhadores para o setor do bem exportado, forçando os salários para cima. Desse modo, os custos das produções tendem a se estabilizar no longo prazo e o comércio passa a ser vantajoso.
Fonte: IDEG
Um aumento no preço relativo de um bem levará a um aumento no retorno àquele fator que é usado mais intensamente na produção do bem e, inversamente, em uma queda no retorno do outro fator.
tenho material de economia para revisao da sefaz ce- instagram thaispc15
TEOREMA DA EQUALIZAÇÃO DOS PREÇOS
O argumento é que o comércio livre que
(a) iguala os preços dos produtos entre os países
(b) usando a mesma tecnologia
(c)produzindo os mesmos produtos deve
igualar também as remunerações dos fatores nos dois países.
O comércio internacional substitui a migração internacional de fatores.
Fonte: Economia Internacional – Teoria e Experiência Brasileira. Renato Baumann, Otaviano Canuto e Reinaldo Gonçalves. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. P. 21.
. No contexto do mercado de trabalho atual, o modelo de HOS sugere que a liberalização do comércio internacional pode afetar a distribuição dos fatores de produção entre os países. Se um país possui uma abundância relativa de trabalho em relação ao capital, caso dos países em desenvolvimento, ele tende a se especializar na produção de bens intensivos em trabalho e exportá-los. Isso pode resultar em um aumento na demanda por trabalhadores menos especializados nesse país, levando a um aumento dos salários destes trabalhadores.
Por outro lado, se um país possui uma abundância relativa de capital em relação ao trabalho, caso dos países desenvolvidos, ele tende a se especializar na produção de bens intensivos em capital e importar bens intensivos em trabalho. Isso pode levar a uma queda na demanda por trabalhadores menos especializados nesse país e, potencialmente, a uma redução nos salários.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo