González (2002, p. 184-185) afirma que na concepção do ensi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2496913 Pedagogia
González (2002, p. 184-185) afirma que na concepção do ensino como processo de comunicação didática e nos centrando na interação comunicativa, são evidentes a versatilidade e a acessibilidade dos meios audiovisuais e informáticos para a comunicação e interação social dos sujeitos com necessidades especiais. Não se pode esquecer que, para muitas pessoas, esses recursos técnicos e tecnológicos e, em especial, os recursos tecnológicos informáticos, constituem a via de acesso ao mundo, à interação social e à comunicação ambiente. A utilização das diferentes estratégias e recursos tecnológicos permite atenuar as dificuldades que alguns sujeitos com deficiências educativas têm não só durante o período de escolarização, como em sua posterior incorporação ao mundo do trabalho. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) são, como sempre foram e certamente serão, uma ferramenta, um utensílio que poderá ser usado a favor da inclusão, mas também no sentido inverso a ela; portanto, são recomendações, dentre outras que poderão contribuir para reconceitualizar o papel das TICs na educação inclusiva; analise-as.

I. Desenvolver dinâmicas inclusivas na sala de aula e usar os recursos existentes das TICs, envolvendo somente grupos com os alunos com deficiências da classe.
II. Incentivar os alunos a pesquisa de sites e programas em que se possam desenvolver projetos de pesquisa.
III. Criar situações em que as TICs sejam usadas como formas de discussão, tais como listas de discussão, blogs, dentre outros recursos; que impliquem uma participação/interação aberta de grupos de alunos.
IV. Usar as TICs para alargar a comunicação com outros grupos de alunos e escolas, assim como comunidades virtuais e solidárias, comunicação com escolas de outros países/línguas, assim dão novo sentido à utilização das TICs.

Está correto o que se afirma em
Alternativas