Assinale a alternativa em que todas as afirmativas são INCO...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q753206 Pedagogia

Considere as assertivas abaixo acerca da Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012:

I. É possível a mudança de regime de trabalho aos docentes em estágio probatório.

II. A progressão na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico observará, cumulativamente, o cumprimento do interstício de 24 (vinte e quatro) meses de efetivo exercício em cada nível e aprovação em avaliação de desempenho individual.

III. Conforme regulamentação interna de cada IFE, o RSC (Reconhecimento de Saberes e Competências) poderá ser utilizado para fins de equiparação de titulação para cumprimento de requisitos para a promoção na Carreira.

IV. O regime de 40 (quarenta) horas com dedicação exclusiva implica o impedimento do exercício de qualquer atividade remunerada, pública ou privada.

V. Ressalvadas as exceções previstas na lei, os professores ocupantes de cargo efetivo do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal serão submetidos ao regime de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais, em tempo integral, com dedicação exclusiva às atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão institucional, ou tempo parcial de 20 (vinte) horas semanais de trabalho. 

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas são INCORRETAS:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: A - Apenas III, IV.

Vamos comentar as assertivas relacionadas à Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012 para entender a resolução da questão:

  • Assertiva I: De acordo com a Lei nº 12.772, é possível sim a mudança de regime de trabalho para os docentes em estágio probatório. Portanto, esta assertiva está correta.
  • Assertiva II: A progressão na Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico de fato exige o cumprimento do interstício de 24 meses e aprovação em avaliação de desempenho. Portanto, esta assertiva está correta.
  • Assertiva III: O RSC (Reconhecimento de Saberes e Competências) não serve para equiparação de titulação para fins de promoção na carreira, mas para fins de acréscimo remuneratório dentro de determinado nível da carreira. Portanto, esta assertiva está incorreta.
  • Assertiva IV: O regime de dedicação exclusiva de fato veta o exercício de qualquer outra atividade remunerada, seja pública ou privada, mas prevê exceções, como atividades de magistério superior e pesquisa, desde que autorizadas pela instituição de ensino. Assim sendo, esta assertiva está incorreta por não mencionar tais exceções.
  • Assertiva V: A Lei nº 12.772 permite que os professores sejam submetidos a regime de trabalho de 40 horas semanais com dedicação exclusiva ou a tempo parcial de 20 horas semanais, mas isso não é uma obrigatoriedade para todos, o que torna a assertiva correta.

Portanto, a alternativa correta é a Letra A, que indica que as assertivas III e IV são as únicas incorretas.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETRA A

Art. 19.  Em nenhuma hipótese, o RSC poderá ser utilizado para fins de equiparação de titulação para cumprimento de requisitos para a promoção na Carreira.

Art. 20.  O Professor das IFE, ocupante de cargo efetivo do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, será submetido a um dos seguintes regimes de trabalho:

§ 2o  O regime de 40 (quarenta) horas com dedicação exclusiva implica o impedimento do exercício de outra atividade remunerada, pública ou privada, com as exceções previstas nesta Lei.

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo