Analise as afirmativas: I. A Pedagogia Tecnicista no Brasil...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q959331 Pedagogia

Analise as afirmativas:


I. A Pedagogia Tecnicista no Brasil iniciou-se na sombra da Pedagogia Nova, na década de 1950, com base no progressivismo de Dewey e se firmou nos anos 60, com base no behaviorismo e na abordagem sistêmica.

II. A ênfase da Pedagogia Tecnicista dada pelas teorias de aprendizagem vai privilegiar o conceito de que aprender é modificar comportamento.

III. A introdução do tecnicismo no Brasil se funde com os interesses do regime militar que, além de adequar a educação à sua orientação político-econômico-ideológica, visa também a inserir a escola nos modelos de racionalização da produção capitalista.


Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C - I, II e III.

Vamos analisar os pontos principais para entender a justificativa dessa resposta:

A primeira afirmativa trata do contexto histórico da Pedagogia Tecnicista no Brasil. De fato, ela não começou com a Pedagogia Nova na década de 1950, mas ganhou força nos anos 1960, influenciada, sim, pelo behaviorismo e pela abordagem sistêmica. A Pedagogia Nova, baseada nos princípios de Dewey, defendia uma educação mais ativa e centrada no aluno, enquanto a Pedagogia Tecnicista, que veio em seguida, focava na eficiência e na preparação do indivíduo para atender às demandas do mercado.

A segunda afirmativa destaca que a Pedagogia Tecnicista tem uma visão de aprendizagem focada na mudança de comportamento. Essa perspectiva é claramente inspirada pelos princípios do behaviorismo, que considera a aprendizagem como uma questão de condicionamento e reforço, e portanto essa afirmativa está correta.

A terceira afirmativa aponta que a introdução do tecnicismo no Brasil teve relação com os interesses do regime militar. Isso é verdadeiro, pois a educação tecnicista foi usada para atender às necessidades do desenvolvimento econômico e às diretrizes político-ideológicas do período da ditadura militar, além de incorporar modelos de eficiência e produtividade do sistema capitalista. Assim, a terceira afirmativa também está correta.

Portanto, as três afirmações estão corretas e se complementam para fornecer um panorama da Pedagogia Tecnicista no contexto educacional brasileiro daquela época.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O terceiro modelo em destaque, entre as teorias não-críticas, é o pedagogia tecnicista. “A partir do pressuposto da neutralidade científica e inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, essa pedagogia advoga a reordenação do processo educativo de maneira a torná-lo objetivo e operacional”. (p.11) Daí decorre o processo clássico de alienação que apontou Marx e Freire mais tarde: “(…) O concurso das ações de diferentes sujeitos produz assim um resultado com o qual nenhum dos sujeitos se identifica e que, ao contrário, lhes é estranho”. (idem) http://midiacidada.org/dermeval-saviani-a-pedagogia-revolucionaria/

resposta correta I,II e III estão corretas, pensei que a letra B, era a correta

esse privilegiar me fez errar

Eu considerei errada a letra A, quando disse que a pedagogia tecnicista no Brasil iniciou-se na década de 1950.

Achei que a opção I não entrava, errei!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo