Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão IN...
Os servidores ocupantes de cargos da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, aprovados no estágio probatório do respectivo cargo, que atenderem os seguintes requisitos de titulação, farão jus a processo de aceleração da promoção:
I. de qualquer nível da Classe D I para o nível 1 da classe D II, pela apresentação de título de especialista.
II. de qualquer nível da Classe D I para o nível 1 da classe D II, pela apresentação do diploma de graduação somado ao Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) – I.
III. de qualquer nível das Classes D I e D II para o nível 1 da classe D III, pela apresentação de título de mestre ou doutor.
IV. de qualquer nível das Classes D I e D II para o nível 1 da classe D III, pela apresentação de certificado de pós-graduação lato sensu somado ao Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) –II.
V. de qualquer nível das Classes D I e D II para o nível 1 da classe D III, pela apresentação de título de mestre somado ao Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC)– III.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - Apenas II, IV, V.
O tema da questão gira em torno do entendimento sobre as regras de aceleração da promoção para servidores que fazem parte da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, após a aprovação no estágio probatório. Especificamente, busca-se conhecer os requisitos de titulação que permitem a um servidor ser promovido de forma acelerada para um nível superior dentro de sua classe.
Para resolver essa questão, é necessário conhecimento sobre a legislação que rege a carreira do magistério em instituições de ensino básico, técnico e tecnológico federais, incluindo os critérios para a promoção de classes e níveis dentro dessa carreira. Além disso, é importante entender o conceito de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), que é um mecanismo de avaliação do conhecimento e experiência profissional que pode complementar a titulação formal para efeitos de promoção.
Justificativa da alternativa correta:
- O item II está incorreto porque o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) – I, não pode ser utilizado em substituição ao diploma de especialista para promoção para a classe D II.
- O item IV está incorreto porque um certificado de pós-graduação lato sensu, mesmo somado ao RSC – II, não é suficiente para a promoção para a classe D III.
- O item V está incorreto porque o título de mestre, mesmo somado ao RSC – III, não é o único critério para a promoção para a classe D III; é necessário também a apresentação de um título de doutor.
Portanto, a alternativa D é a correta, uma vez que todos os itens listados (II, IV, V) estão incorretos de acordo com as regras de promoção na carreira do magistério do ensino básico, técnico e tecnológico.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 15 (lei 12772/2012). Os docentes aprovados no estágio probatório do respectivo cargo que atenderem os seguintes requisitos de titulação farão jus a processo de aceleração da promoção: (Redação dada pela Lei nº 12.863, de 2013)
I - de qualquer nível da Classe D I para o nível 1 da classe D II, pela apresentação de título de especialista; e
II - de qualquer nível das Classes D I e D II para o nível 1 da classe D III, pela apresentação de título de mestre ou doutor.
Complementando:
§ 2º A equivalência do RSC com a titulação acadêmica, ÉÉÉ exclusivamente para fins de percepção da RT, ocorrerá da seguinte forma:
Em relação à promoção:
Art. 19. Em nenhuma hipótese, o RSC poderá ser utilizado para fins de equiparação de titulação para cumprimento de requisitos para a promoção na Carreira.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo