Mévio anuncia um roubo dentro de um ônibus em que há dez pa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q97601 Direito Processual Penal
Mévio anuncia um roubo dentro de um ônibus em que há dez passageiros, dentre eles um delegado de polícia, um policial militar, um juiz de direito, um bacharel em direito e seis pessoas do povo, sem atividades relacionadas à área jurídica. Dessas dez pessoas, as que têm o dever de prender Mévio em flagrante são:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O assunto em foco diz respeito às responsabilidades e competências para realizar uma prisão em flagrante, conforme as regras do Direito Processual Penal brasileiro. Para abordar essa questão com propriedade, é necessário entender o que é um flagrante delito e quais são as obrigações legais dos agentes de segurança pública e o papel de outros profissionais jurídicos quando ocorre um crime flagrante.

Segundo o artigo 301 do Código de Processo Penal (CPP), existe uma distinção entre o poder conferido ao cidadão comum e o dever imposto às autoridades policiais em relação à prisão em flagrante. Enquanto qualquer pessoa pode prender alguém que esteja cometendo um crime flagrante, as autoridades policiais têm a obrigação legal de fazê-lo.

Analizando os personagens citados na situação:

  • O delegado de polícia e o policial militar são autoridades policiais e, portanto, têm o dever de prender quem for flagrado cometendo um crime.
  • O juiz de direito não tem como função a realização de prisões; seu papel é julgar e aplicar a lei após o devido processo. No entanto, ele pode tomar medidas pertinentes em caso de flagrante dentro de sua competência.
  • O bacharel em direito é considerado um cidadão comum no que diz respeito ao exercício do poder de polícia e não possui o dever de prender em caso de flagrante, embora tenha a opção de fazê-lo.
  • As pessoas sem vínculo jurídico, ou seja, o povo, também podem realizar uma prisão em flagrante, mas essa não é uma obrigação imposta a elas.

Ao cruzar as informações das alternativas com as normas legais, identificamos que somente os agentes de segurança pública mencionados (o policial militar e o delegado de polícia) são legalmente obrigados a realizar a prisão em flagrante, conforme estabelece o artigo 301 do CPP. Por isso, chegamos à conclusão de que a resposta correta é a alternativa E.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 301. Qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus
agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante
delito.
  Sem dúvida a questão se  refere a quem tem o dever de efetuar a prisão flagrante, porém vale ressaltar que" esta obrigatoriedade perdura enquanto os integrantes estiverem em serviço .Durante as férias, licenças e folgas os policiais atuam como qualquer cidadão, e a obrigatoriedade cede espaço a mera faculdade". Curso de Processo Penal (Nestor Távora e Rosmar Rodrigues Alencar).
Gabarito: Letra E.
Respondendo à dúvida da colega Cris...
CPP,
Art. 301. Qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito.
Portanto, podemos observar que o juiz não se enquadra nas duas categorias elencadas pelo preceito normativo em questão...
O juiz nem é autoridade policial (delegado de polícia, p.e.), nem é agente policial (investigador de polícia, p.e.)...
De acordo com o livro "Nova Prisão Cautelar" de Renato Brasileiro, "Quando a infração é cometida contra a autoridade competente para a lavratura do auto de prisão em flagrante, ou em sua presença, estando ela no exercício de suas funções, a própria autoridade pode figurar como condutora". Assim, o juiz não estava no exercicio de sua função, ele estava no ônibus, portanto não cabia à ele efetuar a prisão. Já para o policial militar e o delegado de polícia configura como estrito cumprimento do dever legal. 
De acordo com o art. 301 do CPP, somente a policia tem o DEVER...


Art. 301.  Qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito.



Não se pode esquecer do caso específico da polícia do Senado e CD, que tem a obrigação no seguinte caso:

Sumula 397 STF

Poder de Polícia da Câmara dos Deputados e do Senado Federal - Crime Cometido nas Suas Dependências - Compreensão Regimental - Prisão em Flagrante do Acusado e a Realização do Inquérito

    O poder de polícia da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, em caso de crime cometido nas suas dependências, compreende, consoante o regimento, a prisão em flagrante do acusado e a realização do inquérito.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo