Mévio anuncia um roubo dentro de um ônibus em que há dez pa...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (71)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O assunto em foco diz respeito às responsabilidades e competências para realizar uma prisão em flagrante, conforme as regras do Direito Processual Penal brasileiro. Para abordar essa questão com propriedade, é necessário entender o que é um flagrante delito e quais são as obrigações legais dos agentes de segurança pública e o papel de outros profissionais jurídicos quando ocorre um crime flagrante.
Segundo o artigo 301 do Código de Processo Penal (CPP), existe uma distinção entre o poder conferido ao cidadão comum e o dever imposto às autoridades policiais em relação à prisão em flagrante. Enquanto qualquer pessoa pode prender alguém que esteja cometendo um crime flagrante, as autoridades policiais têm a obrigação legal de fazê-lo.
Analizando os personagens citados na situação:
- O delegado de polícia e o policial militar são autoridades policiais e, portanto, têm o dever de prender quem for flagrado cometendo um crime.
- O juiz de direito não tem como função a realização de prisões; seu papel é julgar e aplicar a lei após o devido processo. No entanto, ele pode tomar medidas pertinentes em caso de flagrante dentro de sua competência.
- O bacharel em direito é considerado um cidadão comum no que diz respeito ao exercício do poder de polícia e não possui o dever de prender em caso de flagrante, embora tenha a opção de fazê-lo.
- As pessoas sem vínculo jurídico, ou seja, o povo, também podem realizar uma prisão em flagrante, mas essa não é uma obrigação imposta a elas.
Ao cruzar as informações das alternativas com as normas legais, identificamos que somente os agentes de segurança pública mencionados (o policial militar e o delegado de polícia) são legalmente obrigados a realizar a prisão em flagrante, conforme estabelece o artigo 301 do CPP. Por isso, chegamos à conclusão de que a resposta correta é a alternativa E.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante
delito.
Respondendo à dúvida da colega Cris...
CPP,
Art. 301. Qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito.
Portanto, podemos observar que o juiz não se enquadra nas duas categorias elencadas pelo preceito normativo em questão...
O juiz nem é autoridade policial (delegado de polícia, p.e.), nem é agente policial (investigador de polícia, p.e.)...
Art. 301. Qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito.
Não se pode esquecer do caso específico da polícia do Senado e CD, que tem a obrigação no seguinte caso:
Sumula 397 STF
Poder de Polícia da Câmara dos Deputados e do Senado Federal - Crime Cometido nas Suas Dependências - Compreensão Regimental - Prisão em Flagrante do Acusado e a Realização do Inquérito
O poder de polícia da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, em caso de crime cometido nas suas dependências, compreende, consoante o regimento, a prisão em flagrante do acusado e a realização do inquérito.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo