O verbo INVESTIR em “[...] do mesmo modo que as indústrias ...
Atitudes Sustentáveis
A sustentabilidade ambiental consiste em várias ações, diretas e indiretas, que buscam o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, o bem-estar social e a preservação do meio ambiente. Ou seja, trata-se do consumo responsável dos recursos naturais. Medidas, como o uso de fontes de energias limpas e renováveis (biodiesel) e o plantio de árvores, principalmente nas áreas degradadas, são algumas políticas adotadas para se viver em um mundo mais ecológico. No entanto, a sociedade como um todo deve participar: do mesmo modo que as indústrias investem em novas tecnologias para prejudicar o mínimo possível a natureza, é preciso que as pessoas tenham iniciativas sustentáveis em suas casas também, como por exemplo, a reciclagem de lixo e o uso inteligente de água e energia.
http://www.atitudessustentaveis.com.br/artigos/a-importanciada-educacao-ambiental-e-da-sustentabilidade/; Acesso em 20 dez. 2017.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: B
O verbo que exigiu preposição foi o verbo consistir. Pois, neste contexto a oração não manteria o sentido sem o objeto indireto. Veja:
A sustentabilidade ambiental CONSISTE várias ações, diretas e indiretas. [errado]
A sustentabilidade ambiental CONSISTE em várias ações, diretas e indiretas. [certo]
Mas, o verbo Viver também apresentou preposição, contudo o complemento poderia ser substituído por aqui.
Assim: São algumas políticas adotadas para se VIVER aqui. Anulando a obrigatoriedade da preposição em, como na oração apresentada: São algumas políticas adotadas para se VIVER em um mundo mais ecológico”.
Aos que ficam em dúdiva quanto à preposição que acompanha o verbo viver na alternativa D) só vou dizer uma vez para NUNCA mais esquecerem.
Atentem-se:
- O verbo viver é essencialmente INTRANSITIVO, isto é, ele NÃO necessita de um complemento verbal para sua completa significação. Quem vive, vive e pronto acabou.
"Ahh, mas por que o pessoal fala tanto que a regência do verbo viver é a preposição 'em'?"
- Simples: quando queremos especificar o local onde tal ação ocorre, utilizamos o quê? Sim, isso mesmo! O adjunto adverbial. Sendo assim, podemos complementar verbos intransitivos com adjuntos adverbial, melhor dizendo, podemos MODIFICAR seus sentidos com eles. Fato esse que acontece com o verbo viver — a expressão iniciada pela preposição "em" não é nada mais além de um adjunto adverbial usado para modificar o sentido do verbo.
Confie em mim, se você entendeu o que eu disse acima, já subiu uns bons degraus rumo a sua aprovação.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo