Sobre a pobreza e a desigualdade no Brasil, é correto afirmar:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2219360 Sociologia
Sobre a pobreza e a desigualdade no Brasil, é correto afirmar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D

A questão aborda um tema central na sociologia brasileira: a pobreza e a desigualdade. Para resolvê-la, é necessário entender a complexidade e a estruturação das desigualdades sociais no Brasil, além de como as políticas públicas podem (ou não) mitigar esse cenário.

Abaixo, justifico a alternativa correta e explico as incorretas:

Alternativa D: No Brasil, cenário onde a desigualdade econômica e social é estrutural, é fundamental que os sistemas de proteção social estejam estruturados com propostas de enfrentamento à pobreza.

Essa afirmação está correta porque reconhece que a desigualdade no Brasil é estrutural. Ou seja, a desigualdade não é apenas uma consequência de políticas momentâneas, mas é parte da própria formação social e econômica do país. Diante disso, os sistemas de proteção social, como a Política de Assistência Social, precisam ser bem estruturados e focados em propostas de enfrentamento à pobreza para que possam realmente fazer a diferença.

Alternativa A: A pobreza no Brasil depende apenas da conjuntura político-administrativa do Estado.

Essa alternativa está incorreta porque a pobreza não depende apenas da conjuntura político-administrativa. Embora essa conjuntura tenha impacto, a pobreza é um fenômeno complexo que envolve fatores históricos, econômicos, sociais e culturais.

Alternativa B: A pobreza no Brasil somente será atendida pelos serviços desenvolvidos pela Política de Assistência Social.

Também incorreta, pois a pobreza no Brasil não pode ser combatida somente pela Política de Assistência Social. É necessário um conjunto de políticas públicas integradas, incluindo educação, saúde, emprego, entre outras, para enfrentar a pobreza de maneira eficaz.

Alternativa C: Alterar as condições de pobreza presentes na sociedade brasileira é algo simples e imediato, basta investir no planejamento de políticas estruturantes a curto prazo.

Essa alternativa está incorreta ao sugerir que é simples e imediato alterar as condições de pobreza. Na realidade, tratar a pobreza requer um planejamento de longo prazo e uma abordagem multifacetada, pois envolve mudanças estruturais profundas.

Alternativa E: A pobreza no Brasil se materializa a partir de dois pilares: a falta de recursos e renda para atender necessidades básicas e a fragilidade de voz e poder nas instituições estatais e na sociedade.

Embora essa alternativa tenha elementos verdadeiros, ela está incorreta porque simplifica a questão da pobreza a apenas dois fatores. A pobreza é um fenômeno multidimensional que envolve diversos aspectos sociais, econômicos e culturais.

Espero que essa explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre a pobreza e desigualdade no Brasil e como a questão foi estruturada para avaliar o seu conhecimento sobre o tema.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: D

O erro da letra E é restringir a situação da desigualdade aos dois fatores, na verdade, a desigualdade é multifatorial.

GAB D

INTERPOL PB 2023

A pobreza é um fenômeno multifacetado, que vai muito além das desigualdades econômicas e de renda, e abarca as diferenças de acesso a serviços de educação e saúde de qualidade; a moradias salubres; a transportes públicos eficientes; a programações culturais, de lazer e de esporte; à possibilidade de mobilidade social e às oportunidades para tanto; à participação cívica e cidadã nos processos políticos.

Por isso, a alternativa E elencou dois fatores que, realmente, são definidores da pobreza, mas não são, de forma alguma, os únicos.

No Brasil, cenário onde a desigualdade econômica e social é estrutural, é fundamental que os sistemas de proteção social estejam estruturados com propostas de enfrentamento à pobreza.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo