Historicamente é possível acompanhar os modelos de proteção ...
Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C
A questão aborda a evolução dos sistemas de proteção social em diferentes contextos históricos e modelos econômicos. Para resolver essa questão, é necessário ter conhecimento da história da assistência social e dos diferentes modelos de Estado de Bem-Estar Social que surgiram em resposta a problemas sociais associados ao capitalismo e à industrialização.
A alternativa C é correta porque reflete como, com a consolidação do modo de produção capitalista, a pobreza se tornou um fenômeno mais visível e preocupante. Isso levou a intervenções governamentais que visavam mitigar os efeitos da pobreza, mas frequentemente de maneira restritiva e estigmatizante, como era o caso das chamadas "Leis dos Pobres" (Poor Laws) na Inglaterra. Estas leis estabeleciam assistência aos pobres de maneira muito limitada, impondo condições rigorosas e, muitas vezes, criando sistemas de trabalho forçado para os beneficiários.
Entender o contexto histórico das Leis dos Pobres é essencial para compreender as origens dos sistemas de proteção social modernos e como eles evoluíram para responder a demandas sociais em diferentes épocas e lugares. As Leis dos Pobres representam um estágio inicial e rudimentar de assistência social, que foi posteriormente substituído por sistemas mais abrangentes e estruturados com o desenvolvimento do Estado de Bem-Estar Social.
As demais alternativas contêm erros conceituais ou descontextualizações históricas. Por exemplo, o Modelo Social-Democrata (alternativa B) é caracterizado por um amplo sistema de proteção social com políticas universais, e não apenas políticas focalizadas. O Modelo Liberal (alternativa D) enfatiza a responsabilidade individual e o mercado, com um papel minimalista do Estado, e não está vinculado a ideias religiosas. O Modelo Conservador (alternativa E) é caracterizado por sistemas de proteção baseados na manutenção das estruturas sociais tradicionais, e não por um caráter inclusivo e universalista. Por fim, a alternativa A descreve uma característica do Estado de Bem-Estar Social que é verdadeira, mas não aborda diretamente o processo histórico explorado na alternativa correta.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Essa questão está relacionada ao desenvolvimento das Políticas Sociais.
A primeira ação governamental voltada para a proteção social, na verdade, se deu contra as pessoas que estavam em situação de pobreza (a pobreza se tornou palpável) pois os considerava contra a ordem que estava se estabelecendo a partir do período industrial. A lei dos pobres surgiu na Inglaterra, berço da revolução industrial. Somente depois, na Alemanha, com Bismarck, foi implantada a proteção social a partir dos seguros sociais. E aí segue a história.
Logo, a historicidade traz essa primeira ação (lei dos pobres) como o início de ações voltadas sobre a pobreza, quando esta se torna palpável.
Gabarito C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo