Da análise dos itens abaixo assinale a alternativa que repr...
Da análise dos itens abaixo assinale a alternativa que representa quais estão corretos em relação a colocação da crase:
I – Para ocupar essa posição, é necessário atender às necessidades anunciadas.
II – A bebida é sempre nociva àqueles que se embriagam. Procurou explicar-se àquela comissão, mas ela não tolerou o erro.
III – Um policial à paisana trocou tiros com três homens que tentavam roubar um banco.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
GABARITO: LETRA B.
Na primeira situação, a expressão "atender às necessidades" está correta porque há a combinação da preposição "a" com o artigo definido feminino plural "as". Portanto, a crase é aplicada corretamente em "às necessidades".
Na segunda situação, a frase "A bebida é sempre nociva àqueles que se embriagam" também utiliza corretamente a crase. Isso acontece porque a palavra "àqueles" resulta da fusão da preposição "a" com o artigo definido masculino plural "aqueles". A expressão "àquela comissão" segue a mesma regra, indicando que a preposição "a" se fundiu com o artigo definido feminino singular "aquela".
Por fim, na terceira situação, "Um policial à paisana trocou tiros com três homens" é um exemplo de uso correto da crase antes de uma locução adverbial feminina. A locução "à paisana" significa estar vestido sem o uniforme característico de uma função, especialmente em referência a um policial. Crases são comuns antes de locuções adverbiais femininas, assim como em "à disposição", "à noite", entre outras.
Portanto, todas as frases apresentam uso correto da crase, o que justifica a resposta correta ser a alternativa B, que indica que os itens I, II e III estão corretos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
É necessário "a"
Nociva "a"
à paisana = o modo
GABARITO B
CASOS FACULTATIVOS DE CRASE
- Diante de nomes próprios femininos:
Entreguei o cartão a Paula.
Entreguei o cartão à Paula.
- Diante de pronome possessivo feminino:
Cedi o lugar a minha avó.
Cedi o lugar à minha avó.
- Depois da preposição até:
Fui até a praia.
Fui até à praia.
bons estudos
Apenas complementando o comentário da colega Débora Oliveira, nos casos mencionados, apenas são facultativas, quando expressas no singular, se estiverem no plural, a facultatividade não será permitida, ou seja, a crase se torna obrigatória.
Questão para ajudar no entendimento: Q935900
Antes de verbo, não seria proibido crase?
GABARITO: LETRA B.
I – Para ocupar essa posição, é necessário atender às necessidades anunciadas. É necessário atender A (preposição) alguma coisa. A (preposição) + AS (artigo)= ÀS
II – A bebida é sempre nociva àqueles que se embriagam. Procurou explicar-se àquela comissão, mas ela não tolerou o erro. Sempre nociva A (preposição) alguém. A (preposição) + Aqueles (artigo) = Àqueles, o mesmo serve para a crase em "àquelas." Sempre que houver a preposição A junto aos pronomes demonstrativos AQUELE(S), AQUELA(S) e AQUILO, haverá crase.
III – Um policial à paisana trocou tiros com três homens que tentavam roubar um banco. Acentuamos o “a” que inicia locuções (adverbiais, prepositivas, conjuntivas) com palavra FEMININA - À PAISANA (locução adverbial de circunstância) - Outros exemplos: à disposição, às avessas, à beira-mar, às centenas, às escondidas, à frente, à mão armada, às mil maravilhas, à noite, às ordens, à paisana, à parte, à perfeição, à primeira vista, à revelia, à risca, à solta, à toa, à vela, às vezes, à vontade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo