Os direitos das pessoas acometidas de transtorno mental são ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1248371 Enfermagem
Os direitos das pessoas acometidas de transtorno mental são assegurados sem qualquer forma de discriminação ou tempo de evolução de seu transtorno. Embasado a Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001 da Política Nacional da Saúde Mental, indique a alternativa a seguir que contempla direitos da pessoa portadora de transtorno mental.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A: ser tratada, preferencialmente, em serviços comunitários de saúde mental.

Vamos agora entender o porquê dessa escolha e analisar as demais alternativas. A Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001, estabelece diretrizes fundamentais sobre os direitos das pessoas com transtorno mental no Brasil e reforça a necessidade de um modelo de atenção pautado na desinstitucionalização e no respeito à cidadania dessas pessoas.

Alternativa A: ser tratada, preferencialmente, em serviços comunitários de saúde mental. Esta alternativa está correta, pois reflete o princípio básico da Política Nacional da Saúde Mental, que prioriza o tratamento em serviços comunitários, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), em vez da internação hospitalar sempre que possível. Esse enfoque busca promover a inclusão social e a autonomia dos indivíduos.

Alternativa B: receber tratamento, tendo em vista assegurar a segurança da sua família e comunidade. Embora a segurança seja importante, o enfoque principal da Lei é a proteção dos direitos e a dignidade do paciente. A segurança não pode ser a justificativa primária para o tratamento, mas sim o bem-estar e a recuperação do próprio indivíduo.

Alternativa C: ser prioritariamente internada em hospital fazendo uso de meios menos invasivos. Esta escolha está incorreta pois contraria o objetivo de evitar internações desnecessárias. A prioridade é tratar em serviços comunitários, como já mencionado, e a internação deve ser uma exceção, não a regra.

Alternativa D: receber o menor número de informações a respeito de sua doença e de seu tratamento. Esta alternativa é contrária aos direitos dos pacientes. A Lei assegura que toda pessoa tem o direito à informação plena sobre seu estado de saúde e tratamento, promovendo assim a autonomia e o exercício consciente dos seus direitos.

A Lei nº 10.216 é um marco importante na proteção dos direitos das pessoas com transtornos mentais no Brasil, enfatizando o tratamento humanizado, o respeito à dignidade e a promoção da inclusão social.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Lei 10216/01

Política nacional de saúde mental

Artigo 2º - Nos atendimentos em saúde mental, de qualquer natureza, a pessoa e seus familiares ou responsáveis serão formalmente cientificados dos direitos enumerados no parágrafo único deste artigo. Parágrafo único - São direitos da pessoa portadora de transtorno mental:

X - ser tratada, preferencialmente, em serviços comunitários de saúde mental. 

caps = serviços comunitários de saúde mental

Os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) destinados a prestar atenção diária às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes. equipes multiprofissionais, cuidados aos portadores junto às suas famílias, evitando a internação e promovendo a reabilitação psicossocial dos cronicamente . Seu objetivo é a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

A internação, em qualquer de suas modalidades, só será iniciada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes.

O tratamento em regime de internação, de acordo com a lei, será estruturado de forma a oferecer assistência integral à pessoa portadora de transtornos mentais, incluindo serviços médicos, de assistência social, psicológicos, ocupacionais, de lazer e outros.

A internação psiquiátrica somente será realizada mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos. São considerados os seguintes tipos de internação psiquiátrica: voluntária (aquela que se dá com o consentimento do usuário); involuntária (aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro); e compulsória (aquela determinada pela Justiça).

Entre os direitos da pessoa portadora de transtorno mental estão o acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde; ser tratada com humanidade, respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua saúde, visando alcançar sua recuperação pela inserção na família, no trabalho e na comunidade; ser protegida contra qualquer forma de abuso e exploração; ter garantia de sigilo nas informações prestadas; e ter direito à presença médica, em qualquer tempo, para esclarecer a necessidade ou não de sua hospitalização involuntária.

A pessoa portadora de transtorno mental tem direito ainda a ter livre acesso aos meios de comunicação disponíveis; receber o maior número de informações a respeito de sua doença e de seu tratamento; ser tratada em ambiente terapêutico pelos meios menos invasivos possíveis; e ser tratada, preferencialmente, em serviços comunitários de saúde mental.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo