O plano educacional individualizado (PEI) e a adequação cur...
I A adequação do currículo regular, quando necessária, visa torná-lo apropriado às peculiaridades dos alunos com necessidades especiais. II O estudante com necessidade especial deve aprender conteúdos diferentes dos ministrados aos demais alunos. III O professor não deve introduzir ou eliminar conteúdos, modificar metodologias nem avaliar com critérios diferenciados o estudante com défice intelectivo, ainda que sua intenção seja permitir o acesso desse estudante ao currículo. IV O currículo do estudante incluído na modalidade da educação especial na rede pública de ensino não deve ser o mesmo da modalidade de ensino regular do ano correspondente. V No contexto da educação inclusiva, não é possível trabalhar com normas pedagógicas de aplicação universal e impessoal.
Estão certos apenas os itens
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O plano educacional individualizado (PEI) e a adequação curricular são fundamentais para que os professores possam registrar e assegurar o atendimento adequado às especificidades de cada estudante.
Vamos analisar os itens:
- O item I está correto: A adequação do currículo regular tem como objetivo torná-lo apropriado para atender às peculiaridades de alunos com necessidades especiais.
- O item II está incorreto: Não é que o estudante com necessidade especial deva aprender conteúdos diferentes, mas sim que os conteúdos podem ser adaptados para atender às suas necessidades.
- O item III está incorreto: O professor deve, sim, introduzir ou eliminar conteúdos, modificar metodologias e avaliar com critérios diferenciados o estudante com déficit intelectivo, se isso for necessário para permitir o acesso do estudante ao currículo.
- O item IV está incorreto: O currículo do estudante incluído na modalidade da educação especial deve ser o mais próximo possível do currículo regular do ano correspondente, com as devidas adequações.
- O item V está correto: No contexto da educação inclusiva, é fundamental trabalhar com normas pedagógicas flexíveis que considere as individualidades de cada aluno.
Portanto, os itens corretos são o I e o V, o que corresponde à alternativa B.
A educação inclusiva pressupõe a flexibilização e adaptação do currículo para atender à diversidade dos alunos, promovendo uma aprendizagem acessível a todos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I A adequação do currículo regular, quando necessária, visa torná-lo apropriado às peculiaridades dos alunos com necessidades especiais. = correto
II O estudante com necessidade especial deve aprender conteúdos diferentes dos ministrados aos demais alunos. = errado (O conteúdo é o mesmo, mas deve ser ministrado com as adequações e adaptações).
III O professor não deve introduzir ou eliminar conteúdos, modificar metodologias nem avaliar com critérios diferenciados o estudante com défice intelectivo, ainda que sua intenção seja permitir o acesso desse estudante ao currículo. = errado. (O professor deve introduzir ou eliminar conteúdos, modificar metodologias, bem como avaliar com critérios diferenciados o estudante com défice intelectivo para que permita o acesso desse estudante ao currículo).
IV O currículo do estudante incluído na modalidade da educação especial na rede pública de ensino não deve ser o mesmo da modalidade de ensino regular do ano correspondente. = errado (A Educação Especial não possui currículo à parte).
V No contexto da educação inclusiva, não é possível trabalhar com normas pedagógicas de aplicação universal e impessoal. = correto
Gabarito: letra B
II O estudante com necessidade especial deve aprender conteúdos diferentes dos ministrados aos demais alunos. adaptados e não diferentes.
III-O professor não deve introduzir ou eliminar conteúdos, modificar metodologias nem avaliar com critérios diferenciados o estudante com défice intelectivo, ainda que sua intenção seja permitir o acesso desse estudante ao currículo.
DESSA MANEIRA NÃO PERMITE O ACESSO DO ALUNO AO CURRÍCULO
IV-O currículo do estudante incluído na modalidade da educação especial na rede pública de ensino não deve ser o mesmo da modalidade de ensino regular do ano correspondente. TEM QUE SER O MESMO, PORÉM ADAPATADO
GAB.: B
"NÃO PARE! ATÉ QUE TENHA TERMINADO AQUILO QUE TU COMEÇOU, LEMBRE-SE! TU NÃO PODE DESISTIR"
Baltasar Gracian
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo