O Ministério da Educação patrocinou um curso de especializaç...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2521898 Comunicação Social
O Ministério da Educação patrocinou um curso de especialização chamado “Educação na Cultura Digital” e, entre outros temas, discutiu uma expressão criada por Henry Jenkins, em 2008, que se refere ao processo pelo qual um produto midiático transita para outros canais que não o original. A expressão criada pelo pesquisador norte-americano para identificar esse fato é a
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D - Narrativa transmídia

Tema Central da Questão:

O tema central desta questão é o conceito de narrativa transmídia, um termo popularizado por Henry Jenkins em 2008. Esse conceito é fundamental para compreender como as histórias e produtos midiáticos são expandidos e explorados em múltiplos canais e plataformas, além do canal original. Este tema é relevante para a área de Comunicação Social, pois envolve a adaptação e ampliação de conteúdos em diferentes formatos e mídias, o que é essencial na era da cultura digital.

Resumo Teórico:

A narrativa transmídia refere-se a uma técnica que se utiliza de múltiplos canais para contar uma história ou desenvolver um produto midiático. De acordo com Jenkins, cada meio contribui de forma única para o enriquecimento da experiência narrativa. A narrativa transmídia é vista como uma forma de engajar o público de maneira mais profunda, permitindo que diferentes aspectos de uma história sejam explorados em plataformas distintas como filmes, jogos, livros, quadrinhos, etc.

Justificativa para a Alternativa Correta:

A alternativa D é a correta porque narrativa transmídia é precisamente o termo criado por Jenkins para descrever o fenômeno em que uma história ou produto é contado através de múltiplos meios, oferecendo uma experiência mais rica e diversificada ao público. Jenkins explora essa ideia extensivamente em sua obra "Convergence Culture: Where Old and New Media Collide".

Análise das Alternativas Incorretas:

  • A - Adaptação midiática: Este termo refere-se ao processo de modificar um conteúdo original para adequá-lo a um novo meio ou formato, mas não captura a essência de expansão de conteúdo por múltiplas plataformas como a narrativa transmídia.
  • B - Interatividade transmidiática: Embora envolva múltiplos meios, o foco está na interação, e não necessariamente na expansão narrativa através de diferentes mídias.
  • C - Sistema transmídia: Um termo que poderia confundir por sua semelhança, mas não é amplamente reconhecido ou utilizado para descrever o fenômeno abordado por Jenkins.
  • E - Narratologia: Este é o estudo geral das estruturas e funções narrativas, sem foco específico em múltiplas mídias ou plataformas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo