Os serviços ecossistêmicos são benefícios fundamentais para...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2563900 Biologia
Os serviços ecossistêmicos são benefícios fundamentais para a sociedade, gerados pelos ecossistemas, em termos de manutenção, recuperação ou melhoria das condições ambientais, refletindo diretamente na qualidade de vida das pessoas. Existe grande potencial nos serviços ecossistêmicos, e na sua valoração, para produtos da sociobiodiversidade. Eles podem oferecer aos manejadores florestais um incentivo adicional para a manutenção da floresta em pé – em vez de buscarem ganhos econômicos pelo desmatamento e degradação florestal. Além disso, ferramentas sérias de verificação podem aumentar a confiança de governos, investidores e compradores envolvidos nos mercados de serviços ecossistêmicos, e fornecer a oportunidade para que comuniquem seu compromisso com a melhoria das florestas. A abordagem Integração de Serviços Ecossistêmicos (ISE) oferece uma metodologia estruturada para ajudar os planejadores de desenvolvimento a considerarem os riscos e as oportunidades que surgem a partir da dependência e do impacto do plano de desenvolvimento sobre os ecossistemas. É uma abordagem flexível e simples de usar, aplicável à maioria dos contextos, em qualquer nível ou escala, embora mais relevante nos níveis local e subnacionais. Assinale a alternativa que não corresponde a uma orientação para planejadores do desenvolvimento do manual ISE.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A

Vamos entender por que a alternativa A não corresponde a uma orientação do manual ISE e, consequentemente, é a correta nesta questão.

Os serviços ecossistêmicos são os benefícios que os ecossistemas fornecem à sociedade, e a abordagem Integração de Serviços Ecossistêmicos (ISE) é uma metodologia que ajuda os planejadores a considerar esses serviços em seus planos de desenvolvimento. Para resolver a questão, é necessário compreender os principais objetivos e orientações da abordagem ISE.

A - Compreender a independência e o impacto das pessoas sobre os serviços ecossistêmicos.

Essa alternativa está incorreta porque, na verdade, o manual ISE se foca na dependência e impacto dos planos de desenvolvimento sobre os ecossistemas, e não na independência. Portanto, a orientação correta seria compreender a dependência e o impacto, não a independência.

B - Desenvolver estratégias e medidas para gerenciar as oportunidades e os riscos identificados.

Essa alternativa está correta segundo as orientações do manual ISE. Parte do processo de integração de serviços ecossistêmicos é justamente desenvolver estratégias para lidar com os riscos e aproveitar as oportunidades identificadas.

C - Desenvolver um plano de trabalho para implementar as estratégias e as medidas selecionadas.

Esta também é uma orientação correta do manual ISE. Após identificar as estratégias e medidas, é essencial desenvolver um plano de trabalho para implementá-las.

D - Identificar serviços ecossistêmicos e ecossistemas associados que sejam cruciais para o sucesso de um processo de desenvolvimento.

Outra orientação correta. Identificar quais serviços ecossistêmicos e ecossistemas são fundamentais para o sucesso do desenvolvimento é uma etapa chave na abordagem ISE.

E - Avaliar as condições e tendências dos serviços ecossistêmicos e os riscos bem como oportunidades resultantes para o plano de desenvolvimento.

Mais uma orientação correta. Avaliar as condições e tendências é essencial para entender melhor os riscos e oportunidades que afetam o plano de desenvolvimento.

Portanto, a alternativa A é a única que não corresponde às orientações do manual ISE, pois menciona "independência" ao invés de "dependência".

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo