Restauração ecológica é o processo de auxiliar o restabeleci...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2563902 Biologia
Restauração ecológica é o processo de auxiliar o restabelecimento de um ecossistema após uma perturbação ou degradação. Esta definição, estabelecida pela Society for Ecological Restoration (SER), é reconhecida pela Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE) e incorporada nas políticas do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Sobre o tema, designe a alternativa correta. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre restauração ecológica e identificar a alternativa correta, que é a alternativa B.

B - Quando há elevado potencial de regeneração natural temos a restauração sem manejo, que consiste em deixar a área se regenerar por si mesma, com intervenções voltadas apenas a isolar a área de fatores de degradação, como evitar fogo e entrada de gado, por exemplo.

Essa alternativa está correta porque descreve a restauração passiva, uma técnica usada quando o ecossistema tem uma capacidade natural elevada de se regenerar. Nesses casos, a intervenção humana é mínima e se limita a proteger a área de agentes de degradação, como gado e fogo, para permitir que a natureza siga seu curso de recuperação.

Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Onde o potencial de regeneração natural é baixo ou inexistente, é necessária a restauração com manejo, em que espécies nativas são aportadas, ativamente, em toda a extensão da área e, em geral, em alta densidade.

Embora essa descrição esteja correta em termos de técnicas de restauração ativa, não aborda diretamente a questão de regeneração natural com elevado potencial, que é o foco da alternativa correta (B).

C - A sucessão primária é o processo de mudança na comunidade após o distúrbio ou degradação. Ao longo do tempo, a biomassa e a diversidade aumentam, a composição se altera da predominância de espécies pioneiras a maior participação de espécies tardias e há recuperação do solo, microclima e da fauna típicos de ecossistemas maduros.

Essa alternativa descreve corretamente a sucessão primária, mas está fora do contexto da pergunta, que é sobre restauração ecológica e regeneração natural.

D - Em áreas com potencial intermediário de regeneração natural, que têm regenerantes, no entanto impedidos de se desenvolverem pela presença de espécies dominantes, em geral exóticas invasoras, é preciso intervir para facilitar o processo de regeneração, com ações tais como capina e plantio de nativas – é chamado de plantio em área total.

Embora a descrição esteja correta, ela não se aplica ao cenário de elevado potencial de regeneração natural mencionado na alternativa B.

E - A sucessão secundária é a observada onde não há uma comunidade vegetal (ou já não havia, ou foi removida) e não há sequer a estrutura de solo. Um exemplo são as áreas mineradas, onde não se espera uma cobertura vegetal sobre rochas desnudas. É necessário aportar o solo à área ou promover um processo de estabelecimento de plantas especializadas nos ambientes rochosos.

Essa alternativa descreve a sucessão secundária, mas está incorreta ao afirmar que não há estrutura de solo, o que é mais característico da sucessão primária. Além disso, não corresponde ao cenário de elevado potencial de regeneração natural.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo