O recrutamento interno consiste em procurar dentro da empres...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q66087 Gestão de Pessoas
No que se refere ao recrutamento de pessoas, julgue os itens
subsequentes.

O recrutamento interno consiste em procurar dentro da empresa o candidato mais adequado a determinado perfil previamente estabelecido. A empresa deve sempre utilizá-lo antes de recorrer ao mercado de trabalho externo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: E - Errado

Justificativa:

O recrutamento de pessoas é um tema fundamental na Gestão de Pessoas, e envolve estratégias para atrair candidatos que possuam as competências necessárias para os cargos disponíveis. Neste contexto, é importante compreender as diferenças entre o recrutamento interno e o recrutamento externo.

Recrutamento Interno: trata-se da busca por candidatos dentro da própria organização para preencher uma vaga. Ele oferece várias vantagens, como a motivação dos colaboradores, menores custos e o aproveitamento de talentos que já conhecem a cultura organizacional. No entanto, ele também possui desvantagens, como a limitação do pool de candidatos e a possibilidade de conflitos internos.

Recrutamento Externo: ao contrário, envolve a atração de candidatos de fora da organização. Esse método pode trazer novas ideias e competências para a empresa, ampliando o leque de candidatos. Contudo, ele tende a ser mais caro e demorado, além de o novo funcionário precisar de mais tempo para se adaptar à cultura da empresa.

Agora, analisando a questão, o enunciado afirma que "A empresa deve sempre utilizá-lo antes de recorrer ao mercado de trabalho externo.". Esta afirmação está incorreta, pois não há uma obrigatoriedade de que a empresa utilize o recrutamento interno antes de partir para o externo.

Explicação:

Embora o recrutamento interno tenha muitas vantagens, a decisão de utilizá-lo ou não depende das necessidades e estratégias específicas da organização. Algumas empresas podem optar por recrutar externamente primeiro para trazer novas perspectivas ou porque não encontram internamente o perfil adequado. Outras podem preferir promover seus empregados, poupando tempo e recursos.

Portanto, a alternativa é errada porque não há uma regra que obrigue a empresa a utilizar o recrutamento interno antes do externo. A escolha entre recrutamento interno e externo deve ser baseada na análise das vantagens e desvantagens de cada método, levando em conta o contexto e as necessidades da organização.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"O recrutamento interno consiste em procurar dentro da empresa o candidato mais adequado a determinado perfil previamente estabelecido.CERTO. A empresa DEVE SEMPRE é que está errado, pois deve ser utilizado de acordo com a análise da organizaçaõ, suas políticas, sua cultura. O processo de recrutamento interno tem vantagens e desvantagens.

ERRADO!

Deve-se buscar o recrutamento externo (e evitar o interno) quando a empresa busca as vantagens ínsitar a esse modelo de recrutamento, tais como:

1. Introduz sangue novo na organização: talentos, habilidades e expectativas.
2. Enriquece o patrimônio humano pelo aporte de novos talentos e habilidades.
3. Aumenta o capital intelectual ao incluir novos conhecimentos e destrezas.
4. Renova a cultura organizacional e a enriquece com novas aspirações.
5. Incentiva a interação da organização com o MRH.
6. Indicado para enriquecer mais intensa e rapidamente o capital intelectual.

ERRADO - A empresa DEVE OPTAR pelo recrutamento que mais lhe aprouver.   RECRUTAMENTO INTERNO - quando a empresa procura preencher a vaga através do remanejamento de seus funcionários, que podem ser promovidos, transferidos, ou ainda, transferidos com promoção. Vantagens : mais econômico, mais rápido, apresenta maior índice de segurança, É uma fonte de motivação, Aproveita os investimentos da empresa no treinamento do pessoal.       Desvantagens :· Se a Organização não oferecer oportunidades de crescimento no momento adequado, corre-se o risco de frustrar os empregados. Tende a criar uma atitude negativa nos empregados que não demonstrarem condições (ex.: chefes que não conseguiram “subir” mais, preferem funcionários com potencial limitado para evitar futura concorrência).           RECRUTAMENTO EXTERNO - Candidatos externos atraídos pelas técnicas de recrutamento.   Vantagens: Traz “sangue novo” e experiências novas para a Organização. Aproveita os investimentos em preparação e desenvolvimento de pessoal efetuados por outras empresas ou pelos próprios candidatos. Enriquece a empresa com possibilidade do candidato ter gabarito superior aos já existentes na empresa.           Desvantagens : é mais demorado do que o interno. É mais caro e exige despesas imediatas com anúncios, honorários de agências, etc. É menos seguro pois os candidatos externos são desconhecidos.         RECRUTAMENTO MISTO - Aborda tanto fontes internas como externas de recursos humanos.   a) Inicialmente recrutamento externo, seguido de recrutamento interno (necessita pessoal já qualificado, a curto prazo e precisa importá-lo do ambiente externo);   b) Inicialmente recrutamento interno, seguido de recrutamento externo (a empresa dá prioridade a seus funcionários);   c) Recrutamento externo e interno, concomitantemente (a preocupação é o preenchimento da vaga, porém, preferência aos internos em caso de igualdade de condições entre os candidatos).
No CESPE, cuidado com DEVE e PODE.
Errado
A empresa deve sempre utilizá-lo antes de recorrer ao mercado de trabalho externo. (poderá)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo