ML, feminina, 68 anos, foi visitar seu esposo na Un...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D. Vamos entender o motivo.
Tema central da questão:
O tema central é a abordagem de um episódio de hipertensão em uma paciente idosa que está em tratamento crônico com Losartana, mas que esqueceu de tomar sua dose habitual. É crucial identificar um manejo apropriado para esse tipo de situação que, além da elevação da pressão arterial, envolve ansiedade emocional.
Justificativa da alternativa correta:
D - Tentou tranquilizá-la, medicou-a com 50 mg de Losartana e uma dose baixa de ansiolítico, pedindo-lhe que aguardasse para ser reavaliada em 30 minutos: Este é o manejo adequado para a situação apresentada. A paciente esqueceu de tomar sua medicação usual, o que pode ter contribuído para o aumento da pressão arterial. Além disso, o fator emocional de ansiedade é evidente. Assim, a administração da Losartana, que é a medicação habitual, juntamente com um ansiolítico para controlar a ansiedade, é apropriada. A reavaliação em 30 minutos é uma boa prática para verificar a resposta ao tratamento.
Análise das alternativas incorretas:
A - Solicitou ECG e dosagem de enzimas cardíacas e iniciou solução de Nitroglicerina a 8 microgramas por minuto em bomba infusora: Esta abordagem é mais indicada para suspeita de síndrome coronariana aguda, o que não é o caso aqui. A paciente não apresenta sintomas de dor torácica ou evidências de complicações cardíacas no exame físico.
B - Iniciou dripping de Nitroprussiato de Sódio: A administração de Nitroprussiato é geralmente reservada para crises hipertensivas com risco imediato de dano a órgão-alvo, o que não está presente no caso descrito.
C - Medicou-a com 100mg de AAS + 50mg de Captopril + 0,200mg de Clonidina VO + 40 mg de Furosemida IV: Esta combinação de medicações é excessiva para o cenário apresentado. Não há indicação para AAS, que é utilizado para prevenção de eventos cardiovasculares, nem para Furosemida, que é um diurético usado para sobrecarga de volume.
E - Sedou-a com Midazolam, aplicou-lhe 10 mg de Nifedipina SL e solicitou sua transferência para o CTI: A sedação com Midazolam e a transferência para o CTI são medidas drásticas e desnecessárias. A Nifedipina SL não é mais recomendada devido ao risco de queda brusca da pressão arterial.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo